Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 17/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.
A proposta dessa atividade é apresentar um grupo muito grande do Reino Animal, os insetos. São mais de 800.000 espécies espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos.
Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/insetos.htm> acesso em 21.out. 2020
Existem insetos no mundo inteiro. Eles conseguem sobreviver em praticamente qualquer lugar em que haja alimento disponível. Insetos são encontrados em regiões frias, em florestas úmidas e quentes, em desertos, em montanhas, em cavernas e na água doce. Há até alguns poucos tipos de insetos que vivem na água salgada.
Inseto. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/inseto/481571>. Acesso em: 20 de outubro de 2020.
Os insetos são animais invertebrados, não possuem coluna vertebral e nem crânio, e integram um grupo maior, os artrópodes.
Assista a videoaula da professora Rafaela Lima do Canal Mais Ciências. Nessa videoaula a professora apresentará as principais características desse grupo: os insetos. Em seguida, responda as questões:
PERGUNTAS
Questão 1
Apresente as principais características dos artrópodes:
Questão 2
Explique o que é: ECDISE ou MUDA
Questão 3
Em tópicos, aponte as características típicas dos insetos:
Questão 4
Como é o processo de reprodução dos insetos?
Questão 5
Clique no link, leia o artigo e , em forma de esquema, explique como ocorre a metamorfose. Clique aqui para ler o artigo: metamorfose
Questão 6
Observe a imagem:
A partir da videoaula e de suas pesquisas sobre o assunto, apresente quais são os segmentos que estruturam o corpo dos insetos e, em seguida, discorra sobre o funcionamento do seu organismo (sistema respiratório, sistema circulatório, sistema digestório e sistema excretor):
Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Sistema de Classificação dos Animais – Bloco 2
Referências: | Inseto. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/inseto/481571>. Acesso em: 20 de outubro de 2020 Insetos. Fiocruz. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/insetos.htm> acesso em 21.out. 2020 |
Habilidades | (GO-EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros e compará-loscom outros ecossistemas globais quanto à paisagem, à quantidade de água, aotipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionandoessas características à flora e fauna específicas. |
Objetos do Conhecimento | Diversidade de ecossistemas |
Componente Curricular: | Ciências |