You are currently viewing Animais domésticos e silvestres

Animais domésticos e silvestres

Olá, vocês sabem qual é a diferença entre os animais domésticos e os animais silvestres? Hoje, iremos estudar sobre esses animais, conhecer suas principais características, descobrir suas diferenças e os cuidados que devemos ter com eles.


Existem diversos animais em nosso planeta, cada um com suas características próprias. Alguns vivem nas florestas, outros moram no mesmo ambiente que nós. O mundo animal é fantástico! Para entender mais sobre isso assista o vídeo “Animais domésticos e silvestres” do canal Sara Andrade, disponível no link que segue:

canal Sara Andrade “Animais domésticos e silvestres” – https://www.youtube.com/watch?v=vYqOhorKhFI

Como você observou no vídeo, Sara fala sobre as diferenças entre os animais domésticos e silvestres e dos cuidados que devemos ter com esses bichos. Você tem algum animalzinho de estimação em sua casa ou conhece alguém que tem? Como eles estão sendo cuidados? Qual animal pode ser criado em casa? Converse com alguém da sua família e conte sobre o que aprendeu nesse vídeo.

Agora que você sabe a diferença entre animais domésticos e silvestres, que tal fazer uma brincadeira com as pessoas que convivem com você? A brincadeira é, “Adivinha”, você conhece? Pense em um animal, fale as características dele e a outra pessoa deverá adivinhar o nome e dizer se é doméstico ou silvestre. Antes de iniciar a brincadeira, assista o vídeo da música “O que é, o que é?” do canal Sandovaldo Moura, disponível no youtube. Basta clicar no link abaixo.

Canal Sandoval do Moura “O que é, o que é?” – https://youtu.be/iyFrpO98DWU

Muitos animais aparecem no vídeo e cada um tem suas características. Para aprender ainda mais, você irá fazer a ficha de um animal. 


Caso tenha ou conheça alguém que tem um animal de estimação, você poderá fazer a ficha dele ou escolher outro animal que ache interessante. Após escolher o animal, faça uma pesquisa e complete a ficha com as seguintes informações:

  • Nome do animal:
  • Onde vive:
  • O que come:
  • Cobertura do corpo:
  • Como se locomove:
  • Tempo de vida:
  • Curiosidades:

Observe o modelo abaixo para organizar sua ficha: 


Nome do animal: _________________________________________Tempo de vida: ________ano(s) e _______________ mese(s)

Onde vive:Cobertura do corpo:
O que come:Como se locomove:
Curiosidades:
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/viva-voce/noticia/2020/01/15/como-calcular-a-verdadeira-idade-do-seu-cachorro.ghtml

Peça ajuda de sua família para realizar a pesquisa e descobrir as informações necessárias. Registre em uma folha e ilustre colando uma figura ou desenhando o animal.

Para encerrar a atividade de hoje, se prepare para viajar em uma deliciosa história contada por Fafá. Acesse o vídeo “Os animais estavam zangados” do canal Fafá conta histórias, disponível no youtube. Clique no link abaixo:

canal Fafá conta histórias “Os animais estavam zangados

Gostou da história? Reconte com suas palavras, esta história para as pessoas da sua casa. Seja expressivo e siga a sequência dos acontecimentos. Tenho certeza que você vai arrasar! Se quiser pode ouvi-la novamente antes de contar.


Até mais!


Saiba Mais | Referências:


Componente curricular 1:Ciências
Objeto de Conhecimento 1:Seres vivos no ambiente: Características dos seres vivos.
Habilidades 1:(EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem.

(GO-EF02CI09) Identificar características próprias dos seres vivos.

Proponentes/ Professores:Maria das Graças Ribeiro da Silva Neusa
Instituição Educacional:
Escola Municipal Alice Coutinho
CRE:Central

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C 3º Ano – Educação Ambiental e Saúde