You are currently viewing Ciências da Natureza – Alimentação das plantas

Ciências da Natureza – Alimentação das plantas

Olá! Nós já aprendemos sobre a agricultura, sua  importância e consequências negativas para o meio  ambiente e também como evitar o desperdício dos  alimentos, hoje iremos aprender que as plantas  como os demais seres vivos, precisam de alimentos  para crescer e se desenvolver.


Atividade 1 

Vamos ler o texto: 

Fotossíntese 

Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia  necessária para a sua sobrevivência. 

Como acontece? 

A água e os sais minerais são retirados  do solo através da raiz da planta e  chega até as folhas pelo caule em  forma de seiva, denominada seiva  bruta. A luz do sol, por sua vez também  é absorvida pela folha, através da  clorofila, substância que dá a coloração  verde das folhas. Então a clorofila e a  energia solar transformam os outros  ingredientes em glicose. Essa  substância é conduzida ao longo dos  canais existentes na planta para todas  as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a  outra parte fica armazenada na raiz,  caule e sementes, sob a forma de  amido. A fotossíntese também desempenha  outro importante papel na natureza: a  purificação do ar, pois retira o gás  carbônico liberado na nossa respiração  ou na queima de combustíveis, como a  gasolina, e ao final, libera oxigênio para  a atmosfera. As plantas como fonte de energia . A fotossíntese é uma das principais  fontes de energia da natureza, não só  para os vegetais, mas para vários outros seres vivos. Sendo assim, os  vegetais estão na origem da cadeia  alimentar fornecendo para os animais,  entre eles, o homem.  A energia acumulada nas plantas é  também aproveitada pelo homem  através da queima do petróleo, da  lenha e do carvão. 

O pulmão do mundo 

Até pouco tempo, acreditava-se que a  região amazônica era a grande  responsável pela manutenção dos  níveis de oxigênio da terra, sendo  popularmente chamada de ‘pulmão da  terra’. Porém, recentes pesquisas  descobriram a existência de um novo  “pulmão”: as algas marinhas. Apesar  de se apresentar nas cores verdes,  azuis, marrons, amarelas e vermelhas,  todas as algas possuem clorofila e  fazem fotossíntese. Como são muito  numerosas, que se atribui a sua  fotossíntese a maior parte de oxigênio  existente no planeta.

Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fotossintese.htm acesso  em 26/06/2020 Texto de cássia Nunes, revisado por Ivana Silva

Atividade 2  

Veja os vídeos: 

Fotossíntese” Canal: Camilla Siedschlag Axthttps://www.youtube.com/watch?v=oLjjv5w3Amw

Atividade 3  

Faça o desenho como segue o modelo e escreva os nomes das substâncias envolvidas  no processo da fotossíntese. Capriche no desenho

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese complete.html Acesso em:26/06/2020

Saiba Mais |  Referências


Objeto de  ConhecimentoFotossíntese
Habilidades (EF04CI04-A) Reconhecer o papel do Sol como fonte primária  de energia na produção de alimentos pelas plantas e algas, por  meio da fotossíntese.

Proponentes/  Professores:Alana Augusta Porto Souza Danielle Nunes dos Santos
Instituição  Educacional:Escola Municipal Joaquim Câmara Filho
CRE: Jarbas Jaime

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D 4º ano – Educação Ambiental e Saúde