You are currently viewing Matemática – “Ajudando Marli a se localizar”

Matemática – “Ajudando Marli a se localizar”

Olá! Hoje você vai conhecer a Marli! Ela ainda é nova no bairro e está aprendendo a ler, portanto, não sabe onde ficam os lugares muito bem…Que tal ajudá-la?

Atividade 1

a) Para Marli ir até o supermercado, ela deve ir para o   caminho a sua direita ou a sua esquerda?  

b) Para ir até a drogaria, Marli precisa ir a direita ou a esquerda?

Atividade 2

Você está com saudades da sua sala de aula? Lúcia estava com muita saudade de sua sala e decidiu fazer um desenho de onde cada colega da turma se sentava na sala.

  Veja:

Agora, responda em seu caderno:

A) Quem se senta nas carteiras atrás de Lúcia?

B) Quem está  na frente de Célia?

C) Quem está entre Marina e Fábio?

  Continue observando a sala de aula da Lúcia. Fique atento, porque as perguntas vão mudar…

Observe que tem alguns alunos que estão mais próximos ou mais distantes da mesa da professora e também em relação ao quadro da sala de aula.

Observe bem a figura e responda as questões:

A) Quem está mais próxima da professora: Lúcia ou Célia?

B) Quem está mais distante do quadro da sala: Fábio, Saulo ou Reinaldo?

C) Quem está mais próxima de Ana: Marina ou Lúcia?

D) E  quem está mais próximo de Rogério: Ana ou Reinaldo?

Agora é a sua vez! Faça como a Lúcia! Imagine sua sala de aula, o lugar em que você vai se sentar e os colegas que estão perto de você. Utilize a sua criatividade! Pode até inventar o nome dos colegas!


Proponentes – ProfessoresNatália Jordana
Instituição EducacionalEscola Municipal Lions Clube Bandeirantes
CREBrasil Di Ramos Caiado
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos.   SILVA, Natália Jordana Vieira. Marli caminha pelo bairro. 2021. 1 fotografia.  SILVA, Natália Jordana Vieira. Lúcia e sua sala de aula. 2021. 1 fotografia.

Cicio da infância/ Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoC
Componente Curricular:Matemática
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante Habilidades Complementares
Habilidade estruturante: (EF03MA12-B) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis, com ou sem malhas quadriculadas, maquetes e tecnologias digitais, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência, em situações diversas.