You are currently viewing Água – Um Recurso Natural Ameaçado

Água – Um Recurso Natural Ameaçado

Olá! Você sabia que a água é extremamente importante para a vida de todas as espécies? Sendo responsável pelo transporte de nutrientes, considerada regulador de temperatura corporal, entre outros fatores? Porém, apesar de todos os benefícios proporcionados pela água, o homem tem modificado drasticamente a qualidade desse recurso natural. E algumas dessas modificações não podem ser desfeitas.

Atividade 1

Assista ao vídeo:

“o ciclo da água” Canal: roberval coelhohttps://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws

Atividade 2:

Essas mudanças que acontecem na água são chamadas de reversíveis. Pesquise sobre o tema. Para tanto, peça ajuda a uma pessoa adulta.

Atividade 3:

Assista ao vídeo:

“A poluição das águas e as cianobactérias” Canal: Eduardo Alécio Oliveira – https://www.youtube.com/watch?v=poPIwYkNgO8

Atividade 4:

O vídeo que você acabou de ver também fala de mudanças na água. Sabendo disso, faça um pequeno texto comparando o que foi mostrado nos vídeos da Atividade 1 e da Atividade 3.

Atividade 5:

E já que estamos falando em água, que tal assistir o vídeo abaixo:

“Turma da Mônica em “Uso racional da água” Canal: Contando Histórias para Criançashttps://www.youtube.com/watch?v=GT_LzvRNobc

Atividade 6

Que tal um desafio! Peça a ajuda de sua família, conversem sobre o vídeo acima, em seguida faça sua própria história em quadrinhos. Você poderá criar seus próprios personagens (humanos ou animais).

Para criar a sua história não esqueça:

•  De observar no vídeo os recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias);
  • Dos sinais de pontuação.
  • Depois que a história estiver pronta, mostre para alguém que não assistiu ao vídeo e confira se ele/ela entenderá a sua mensagem.

Vamos lá, mãos à obra! Mostre que você se preocupa com a água do nosso planeta!

Saiba Mais | Referências:

Objeto de ConhecimentoRecursos hídricos naturais necessários à sobrevivência da humanidade.Mudanças no estado físico e químico da água.Relação entre imagens e palavras em histórias em quadrinhos e tirinhas.Identificação da ideia central.
Componentes CurricularesCiências da Natureza e Língua Portuguesa
HabilidadesCIÊNCIAS(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras são irreversíveis (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.)
LÍNGUA PORTUGUESA(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.

Proponentes/ Professores:Brígida Marciano de Faria  Clécio Mendes de Carvalho
Instituição Educacional:Escola Municipal D. Angelina Pucci Limongi
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – D – 4º ano – Educação Ambiental e Saúde