You are currently viewing Geografia – Água para a vida

Geografia – Água para a vida

Olá! Hoje iremos falar sobre a importância do uso consciente da água, e iremos falar da importância de mantermos a higiene pessoal, usando água e sabão.


ATIVIDADE 1 –

Começar conversando com os alunos sobre a importância de preservação dos rios, lagos, e todo recurso hídrico. Em seguida fazer a leitura do texto/livro: O Banho de Nina, de autoria da Ana Cristina Melo 

O Banho de Nina conta a história sobre uma menina chamada Nina.

Ela era uma menina que gostava muito de inventar ideias novas e de brincadeiras.

Um dia ela demorou no banho e a sua mãe falou que ela estava gastando toda água do mundo. 

Nina ficou assustada e tentou encontrar uma solução. 

Pensou em não escovar mais os dentes, em não tomar mais banho, em não dar descarga, mas isso não ia resolver nada.

Então, para ajudar o mundo, passou a ir todos os dias à praia para ver se conseguia juntar a água do mar para mandar para uma cidade que estava sem água.

Mas a mãe de Nina teve uma ideia melhor!

https://1.bp.blogspot.com/-aYUvQxT2Mwo/Tzm20QtPpjI/AAAAAAAACHo/LYFaJVAKMU0/s1600/Livro+O+Banho+de+Nina_thumb%5B4%5D.jpg

O planeta Terra é composto de cerca de 70% de água. Mas, desse total, apenas 1% equivale à água doce que vem dos rios, lagos e lagoas, e que é própria para consumo. Nina é muito pequena para compreender essa matemática. Mas uma coisa a menina já entendeu: a água do mundo está acabando. E isso faz com que estejamos todos em apuros.

Em O banho de Nina, Ana Cristina Melo usa o dia a dia de uma esperta garotinha para, de forma lúdica, lançar luz às formas de preservar esse tesouro essencial que é a água em nosso planeta. 

Nina, a protagonista desta história, adora prolongar-se no banho. Ainda mais quando está na companhia da boneca Lili, que, na sua opinião, também merece uma boa ducha. Mas o alerta da mãe, acrescido de uma matéria na TV, faz com que a menina tome um baita susto: seus longos banhos podem fazer com que se acabe a água do mundo.

A partir de então, Nina decide empreender uma solitária batalha para impedir a seca absoluta. E se parasse de escovar os dentes? E se nunca mais tomasse banho ou desse descarga? E se guardasse um pouco de água do mar para enviar às cidades mais secas? Nina não parava de inventar ideias. Porém, sempre descobria um empecilho para elas. Até perceber que seu papel nessa história é mais simples do que imaginava.

Autora: Ana Cristina Melo Ilustradora: Cris Alhadeff.

Na história que acabamos de ler Nina era uma menina que gostava muito de inventar ideias novas e de brincadeiras. Ela pensou em várias possibilidades de  preservar a água em nosso planeta.

Agora VOCÊ também terá a oportunidade de pensar em algumas possibilidades de preservar a água do nosso planeta. Anote suas sugestões  no seu caderno de Geografia.

ATIVIDADE 2 –

Apresentar o vídeo do Ratinho do Castelo Ra-Tim-Bum, disponível através do link:

“Ratinho Tomando Banho (Banho É Bom) | Castelo Rá-Tim-Bum” Canal: Hélio Ziskind – https://www.youtube.com/watch?v=IM7Ki0-Mh7M

Banho É Bom (Ratinho Tomando Banho) – Castelo Rá-Tim-Bum 

Tchau, preguiça!
Tchau, sujeira!
Adeus cheirinho de suor!

Lava, lava, lava
Lava, lava, lava
Uma orelha, uma orelha
Outro orelha, outra orelha

Lava, lava, lava, lava
Lava testa, bochecha
Lava o queixo, lava coxa e lava até

Meu pé, meu querido pé
Que me aguenta o dia inteiro
E o meu nariz, meu pescoço
O meu tórax e o meu bumbum
E também o fazedor de xixi

La, la, laiá laiá, la
Laiá la, la, la
Laiá la, la, la, la, la, la

Ainda não acabou não, vem cá, vem
Vem!

Uma enxugadinha aqui, uma coçadinha ali
Faz a volta e põe a roupa de paxá
Banho é bom, banho é bom
Banho é muito bom

Agora acabou!

Depois de cantar e ver o vídeo da música Banho É Bom (Ratinho Tomando Banho), anote em seu caderno de Ciências as partes do corpo citadas.

ATIVIDADE 3 –

 Gibi turma da Mônica – Você sabia? Meio ambiente https://rodrigoeducar.wordpress.com/2017/05/27/gibi-do-meio-ambiente/#jp-carousel-10265

http://1.bp.blogspot.com/-fYPxAONzmas/U1bZztQlj8I/AAAAAAAABk8/gcBc870fWeY/s1600/m%C3%B4nica_thumb%5b4%5d.jpg

ATIVIDADE 4 –  

Apresentar texto sobre higiene pessoal, disponível em:

https://www.colegioweb.com.br/educador/como-iniciar-habitos-de-higiene-para-as-criancas.html

(…) 

Quais são os bons hábitos de higiene pessoal?

Os bons hábitos de higiene pessoal são:

  • Tomar banho todos os dias mantendo o nosso corpo limpo.
  • Cortar as unhas e deixá-las limpas
  • Lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro.
  • Lavar e pentear os cabelos todos os dias evitando o aparecimento de piolhos e outras doenças.
  • Escovar os dentes ao levantar, depois das refeições e ao deitar.
  • Usar fio dental e visitar o dentista regularmente.
  • Dar descarga e tampar o vaso sanitário após usá-lo.
  • Manter o ambiente limpo e organizado.
Como iniciar hábitos de higiene para as crianças

ATIVIDADE 5 –

 Higienização reforçada contra o coronavírus. 

Charlotte se defende do Coronavírus | Canal da Charlotte

COVID-19 Canal:Canal da Charlotte – https://www.youtube.com/watch?v=5rLGlL3sl9I

Vamos registrar!!!

Vamos reforçar nossos estudos, anote em seu caderno de Geografia, Ciências ou  Língua Portuguesa.

Descreva 2 situações em que podemos preservar a água do planeta.

Quando você toma banho, quais partes do seu corpo você mais se dedica à higiene?

O corpo humano é formado por diversas partes, como cabeça, membros inferiores e superiores, além das extremidades, é importante que se conheçam todas essas partes.  Use sua criatividade e crie um desenho do corpo humano com os principais membros/partes e seus respectivos nomes. Depois pinte-o.

Atualmente estamos  passando por um momento de angústia e incertezas devido à pandemia do COVID 19. Quais cuidados de higiene você tem praticado para  evitar o impacto e a disseminação  de doenças, especialmente  o COVID 19 ?


Saiba Mais | Referências:


Objeto de ConhecimentoImpactos das atividades humanas:Utilização da água;Uso dos recursos naturais.Funções da água nos organismos/ Preservação ambiental Consumo consciente e Reciclagem: Gestão de resíduos – redução, reutilização, reciclagem e reestruturação das formas de produção e consumo Corpo humano: Estrutura do corpo humano Hábitos de higiene corporal e alimentar Atitudes de auto cuidado Prática de leitura/escuta/oralidade:Leitura e interpretação de textos Escuta atenta: Desenvolvimento do senso crítico após escuta atenta Formação do leitor literário/ leitura multissemiótica:  Localização de informações explícitas em textos Compreensão em leitura: Letras de canção e cantigas: situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto Linguagem não verbal Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística
Componente curricular:Geografia, Ciências, Língua portuguesa (leitura/oralidade/escrita)Arte/ ARTES VISUAIS
HabilidadesGeografia:(EF03GE09-A) Analisar e investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
(EF03GE10-B) Discutir e identificar os cuidados necessários para utilização da água no uso doméstico, na agricultura, na indústria e na geração de energia, visando a disponibilidade permanente de água potável.
Ciências da Natureza:(GO-EF01CI07) Compreender a importância do uso consciente da água no cotidiano.EF01CI02-A/B/C) Localizar, nomear e representar, por meio de desenhos, partes do corpo humano (incluindo órgãos dos sentidos) e explicar oralmente suas funções. (EF01CI03-A/B/C) Discutir e compreender as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo, como lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas, bem como os de higiene alimentar, manuseio, preparo e armazenamento, são necessários para a manutenção da saúde individual e coletiva.(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos. (GO-EF05CI17) Reconhecer que a água é indispensável a manutenção da vida, por meio do estudo de suas funções no organismo dos seres vivos.  (EF05CI05-C) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas, propondo soluções para o descarte adequado.(GO-EF01CI07) Compreender a importância do uso consciente da água no cotidiano.
Língua Portuguesa (Leitura/Oralidade/Escrita)(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.(EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica). (EF15LP15-A/B/C) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade, incluindo a literatura goiana.(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. (EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.(EF12LP04-E) Representar, por meio da linguagem não verbal, a compreensão do texto lido. (EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade
Arte / ARTES VISUAIS (GO-EF03AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQs, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, bem como desenvolvendo o senso crítico,  investigativo e a colaborativo..
Proponentes/ Professores:Thatyanne Leopoldino Gonçalves Elienes Bezerra Maciel(Coordenadora pedagógica)
Vanessa Teodoro Mendes de Carvalho
Natalice Santos
Instituição Educacional:E. M. Brice Francisco Cordeiro
CRE:Maria Helena Batista Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º ano – Educação Ambiental e Saúde