You are currently viewing Matemática – Adição e subtração utilizando a reta numérica

Matemática – Adição e subtração utilizando a reta numérica

Olá, criança! Você já aprendeu calcular adições e subtrações de algumas maneiras, como utilizando objetos e até os dedinhos, certo? Hoje você vai aprender uma nova forma de realizar atividades de adição e subtração, utilizando a reta numérica. Vem comigo!

ATIVIDADE 1

Você conhece alguma reta numérica? A reta numérica é uma sequência de números que ficam em uma reta. Uma reta numérica que nós conhecemos bastante é a régua, a régua tem os números em sequência de 1 em 1.

E olha que legal, podemos resolver situações problemas, contas de adição e subtração utilizando a reta numérica. Como estamos trabalhando com os números naturais, em seu caderno desenhe uma reta numérica e represente a sequência de 0 a 10. Lembre-se, inicie do zero e mantenha a distância de um centímetro entre os números. Depois, faça a contagem dos números que aparecem na reta, pare num determinado número e fale qual é o sucessor e o antecessor desse número. Exemplo: número 9 – o antecessor é 8 e o sucessor é o 10.

ATIVIDADE 2

Agora que você sabe o que é uma reta numérica, visite o site da GCF Aprende Livre e assista os dois vídeos que explicam como realizar cálculos de adição e de subtração utilizando a reta. Vídeo “Somar usando a reta numérica” – Disponível em: https://edu.gcfglobal.org/pt/somar-e-subtrair/somar-usando-a-reta-numerica/1/ (acesso em 27/06/2020)

ATIVIDADE 3

Agora é sua vez! Considerando as discussões anteriores e os vídeos que você assistiu, desenhe outra reta numérica em seu caderno observando o espaçamento de 1 cm de um número para o outro. Escreva os números de 0 a 20.

Em seguida, copie no caderno e responda as questões:

1. Qual é o menor número da reta?
  2. Qual é o maior número da reta?
  3. Qual número par que vem depois de 11?
  4. Qual número que está entre 6 e o 8?
  5.  Qual é o maior número par da reta?
  6. Qual é o menor número ímpar da reta?
  7. Resolva as operações de soma e subtração utilizando os números existentes na reta numérica.
    • 10 + 7 =
    • 15 – 3 =
    • 9 + 9 =
    • 13 – 3 =
    • 18 – 10 =

ATIVIDADE 4

Desafio! Agora que você já consegue resolver as operações na reta numérica, copie em seu caderno essa situação problema e resolva. Você é capaz!

1 – Pedro queria caminhar pela reta numérica, ele saiu do número 0 e andou até o número 16. A partir daí ele andou mais 9 unidades. Desenhe na reta numérica onde Pedro chegou.

Saiba Mais / Referências:Assista o vídeo sobre reta numérica da Profª. Viviane Mota do Sistema Farias Brito (SFB). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YzcWPekM3cE (acesso em 27/06/2020)
Aprendendo a fazer adição e subtração na reta numérica: https://www.youtube.com/watch?v=m9PMApbQEoM&t=35s (acesso em 27/06/2020)
Objetos de ConhecimentoÁlgebra:– Sequências numéricas em retas numéricas.
Números:– Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração.- Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).
Componente curricular: Matemática
Habilidades(EF02MA10-A) Representar sequências numéricas em retas numéricas. (EF02MA06-B) Resolver problemas de adição e de subtração, em situações cotidianas, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais, validando os resultados utilizando recursos tecnológicos digitais. Exemplo: um grupo de 3 objetos e outro de 8 objetos, ao se juntarem, formam outro com 11 objetos; a um grupo com 8 objetos acrescentar mais 3 objetos, assim, o grupo passa a ter 11 objetos; em um grupo com 11 objetos, separar um grupo de 8 objetos, logo, o outro grupo terá 3 objetos; de um grupo de 11 objetos, retirar 3 objetos, logo, sobra um grupo com 8 objetos. (EF02MA06-D) Elaborar problemas de adição e de subtração, coletivamente, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais. Exemplo: elaborar uma pergunta para uma situação problema, elaborar um problema parecido a outro dado ou uma nova pergunta para esse problema, modificando o texto ou reescrevendo-o.
Proponentes/ Professores:Lívia de Souza Lima Santos
Sandra Oliveira Santos