You are currently viewing História – A resistência dos índios Pataxós

História – A resistência dos índios Pataxós

Nessa atividade, vamos conhecer mais sobre uma etnia específica, os Pataxós.  Descobriremos como a chegada dos portugueses ao Brasil trouxe mudanças na vida deles.  E mais!  Aprenderemos sobre a vida nômade de alguns povos indígenas. Você sabe o que é ser nômade? Logo, logo, vamos falar mais dessa palavra… Ainda, veremos a violência e as dificuldades para que os Pataxós permanecessem vivos.

Vamos iniciar os estudos vendo um trecho do documentárioÍndios Pataxós e a terra do descobrimento”, produzido pelo Canal Brasil – Expedições. Nesse vídeo (muito interessante!), veremos que os índios Pataxós habitavam a chamada terra do “descobrimento”,  local da chegada dos portugueses à América, o sul da Bahia. Ah, você deve ter percebido que a palavra “descobrimento” está entre aspas. Sabe por quê? É que não foi bem uma descoberta para os dois lados: na visão do português, ele estava descobrindo uma terra nova, mas, para o Índio, a nossa América já era habitada, bem antes dos portugueses chegarem!

Assista ao vídeo abaixo entre os minutos 02’23’’ a 04’03’’.

“Índios Pataxós e a terra do descobrimento” – Canal: TV Brasil – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Vblr6PrWYs4

Nesse trecho do documentário, começamos a conhecer mais a vida dos Pataxós. E não é ficção. Eles até hoje habitam o sul da Bahia. Aproximadamente, vinte mil Pataxós permanecem levando o legado ancestral adiante.  O povo Pataxó é resultado da junção de aldeias, índios de diversas etnias que estavam no sul da Bahia, tais como: Aymoré, Tupinambá entre outros. 


Quando falamos da cultura indígena, ainda, há muitos preconceitos! Muitas vezes, nós olhamos para o outro com o nosso juízo. Isso pode trazer uma série de ideias equivocadas, erradas, ideias que julgam a vida alheia sem conhecer profundamente os desejos, as necessidades de outra cultura. Já estamos falando há um tempo, e não é pouco reforçar: preconceito se vence com conhecimento! Então, vamos ver mais um trecho do documentário e, agora, com o depoimento de uma indígena Pataxó. Ninguém melhor do que os próprios índios para falarem de si mesmos.


Agora, assista ao mesmo vídeo anterior, do documentário “Índios Pataxós e a terra do descobrimento”, Canal Brasil – Expedições, entre os minutos 04’04’’ a 06’13’’ 


Ela contou como era a vida indígena antes da chegada do homem branco. Na fala dela, os índios eram livres, LIVRES, sem fronteiras! Ela citou aquela palavrinha: nômade. Os pataxós eram NÔMADES! Ou seja, eles ficavam três ou quatro meses em um lugar e, logo, procuravam outro espaço. Mas, com a chegada do homem branco, os Pataxós foram expulsos de onde estavam.

A terra indígena foi invadida e, é por isso, que os Pataxós, a partir de 1800, tiveram que habitar as regiões à beira mar. Os índios precisaram resistir à invasão de suas terras, tiveram que mudar de hábitos… Tudo isso, por conta da chegada hostil do homem branco. E, hoje em dia, há aqueles que, com preconceito, acham que os índios possuem terras demais. Puro preconceito e ignorância.

Vamos ver mais um trecho do documentário sobre os Pataxós. Essa história não é nada feliz. Ainda assim, precisamos conhecê-la, afinal, a história indígena é a nossa também!


Agora assista ao mesmo vídeo anterior, do documentário “Índios Pataxós e a terra do descobrimento”, Canal Brasil – Expedições, entre os minutos 16’24’’ a 22’05’’


Os Pataxós lutam para que as próximas gerações permaneçam levando o legado. Perseverança e solidariedade são marcas indígenas. Infelizmente, vimos também a tristeza da diáspora, a saída dos índios de sua terra ancestral, que ocorreu, no século XX, por conta da ação do próprio Estado. Ou seja, quem deveria defender o legado ancestral indígena, foi justamente quem fez o contrário.


Atividades

1) Reflita sobre a condição do índio brasileiro. Chame seus familiares e conversem sobre esse assunto. Após dialogarem, responda a seguinte pergunta: em sua opinião, atualmente, os índios estão sendo respeitados? Explique o seu ponto de vista.

2) Retomando as leituras, vídeos e demais informações já estudadas por você, explique como foram formados os Pataxós?

3) Os Pataxós eram nômades: pesquise, no dicionário, o que significa essa palavra e dê exemplo de outro povo também pode ser caracterizado desta maneira.

4) Por que os Pataxós passaram a habitar as regiões à beira mar, explique.

5) Escreva uma carta, endereçada a um amigo ou a um parente, argumentando sobre a importância dos povos indígenas para a população brasileira. Utilize as informações que você aprendeu dos índios Pataxós para fundamentar o seu texto. Se você puder, faça mais pesquisa antes da escrita. Quanto mais informações, melhor o seu texto. Nessa carta, marque o seu lugar de fala. Quem é você? Por que está escrevendo? Não se esqueça de planejar, elaborar e, se possível, publicar/postar o seu texto. Boa produção!


Componentes:HABILIDADES
História(EF07HI12-A) Identificar e refletir sobre a complexidade da formação do povo brasileiro,
os diferentes processos de miscigenação, assim como sobre o conceito de democracia racial,
originário do mesmo.
(EF07HI16-C) Conhecer o processo de escravização dos povos indígenas originários da América, do Brasil, em específico do Planalto Central, bem como suas formas de resistência e luta.
Língua Portuguesa(EF89LP03-B) Posicionar-se, de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

(EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero.

Ciclo da Adolescência – Ética e Cidadania