You are currently viewing Arte – A relação entre os planos ou níveis do corpo velocidade e o movimento dançado.

Arte – A relação entre os planos ou níveis do corpo velocidade e o movimento dançado.

Olá! O assunto aqui será a dança e os planos ou níveis que o corpo se movimenta, são eles: plano ou nível alto, médio e baixo. Também irá aprender sobre a velocidade rápida e lenta do movimento.  Então, chame alguém da sua família para participar desta atividade com você. E prepare o caderno e o lápis.


Primeiro, assista ao vídeo Dança Educação – Método Laban para crianças com Professora Débora Machado. Ela vai ensinar a vocês os planos e níveis do corpo e as velocidades rápida e lenta do movimento, através de uma brincadeira dançante chamada “estátua”.

“Dança Educação – Método Laban para crianças” Canal : Debora Machado – https://www.youtube.com/watch?v=82NnLFV0C0Y

Neste segundo momento, ao som de uma música de sua preferência crie movimentos nos planos ou níveis alto médio e baixo e realize estes movimentos nas velocidades rápida e lenta. Peça alguém da sua casa para parar a música por diversos momentos, e neste momento você irá congelar seu corpo, como uma estátua. Ao congelar observe o plano ou nível que você parou, alto, médio ou baixo. Repita esta parte da atividade quantas vezes quiser.

Crie um movimento no plano ou nível alto, outro no médio e mais um movimento no baixo, defina a velocidade destes movimentos, se rápidos ou lentos e repita estes movimentos criando assim uma sequência. E ao som de uma música que goste repita esta sequência até memorizar.

Se for possível peça alguém da sua família para filmar no celular a sua sequência de movimentos, ou seja, a sua dança e assistam todos juntos.

Para refletir: Como é se ver dançando com os movimentos que você mesmo criou? Conte a resposta para sua família.

Escreva no seu caderno: Qual é a sensação de se ver dançando uma sequência de movimentos que você mesmo criou? Leia a resposta para sua família.

Até mais! Boa dança pra você.

Para saber mais sobre os planos ou níveis do corpo, as velocidades e as possibilidades de movimento nestes planos fica aqui os links de alguns solistas (bailarinos que dançam sozinhos) dançando e observe quando ele está dançando nos planos ou níveis alto, médio e baixo e se realizam movimentos rápidos ou lentos.

SAIBA MAIS:

Love on the brain – Elysa MorfínCanal Salvador Paradahttps://www.youtube.com/watch?v=NGG-JCyIeqo

Ella Dobler – Heaven on EarthCanal Carmo Dance – https://www.youtube.com/watch?v=ZvjQQ5vhRiA

O Acaso de Um Homem – Melhor Bailarino de Joinville 2018Canal Jeison Lopes – https://www.youtube.com/watch?v=ZeVKHgps0l0

Laban Movement Exploration SoloCanal Allison Muenzerhttps://www.youtube.com/watch?v=X6uzcaDNV5E

OBJETOS DE CONHECIMENTO:Elementos da Linguagem:
Partes e o todo corporal
Orientações anatômicas
HABILIDADE:(GO-EF05AR09-A) Estabelecer relações entre partes e todo corporal na construção do movimento dançado, a partir de orientações anatômicas, alinhamentos posturais, apoios, eixos, transferências de peso, tempos, planos, direções.

PROPONENTES/PROFESSOREurim Pablo Borges Pinho/Veruska Bettiol
GERPRO

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Tuma E – 5º ano – Corpo Expressão e Movimento