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Geografia – A problemática das águas na sociedade contemporânea

Olá! Seja Bem-Vindo!  Nesta aula iremos nos enveredar pelos caminhos das águas (Recursos Hídricos). Compreender como este elemento vital para a manutenção da vida permeia-se as relações sociais, políticas e econômicas.

 Você já ouviu falar sobre Recursos Hídricos? Sabe o a importância deste recurso para sociedade e consequentemente para a manutenção da vida? O quê seriam recursos hídricos? Onde estão presentes? Conhece a relação existente entre os Recursos Hídricos, Política e Mudança Climática? Qual a relação pré-existente entre Água, Política Econômica e a Geografia? Nesta aula iremos problematizar e discutir um pouco sobre estes Questionamentos supracitados, que está cada vez mais recorrente na dinâmica da sociedade global.

Assista ao Documentário – Água: Fonte de Vida do Dr. M.Sanjayan – Série producer – National Geographic – SANJAYAN, M. Água: Fonte de Vida. YouTube, 2018, abaixo:

ÁGUA: FONTE DE VIDA. DOCUMENTÁRIO COMPLETO EM HD – Canal Documentários e Vídeos Incríveis – YouTube

Assista ao Vídeo – Matéria de Capa: Água, escassez e soluções – Willian Correia  – Produção Função Padre Anchieta – CORREIA. W. Matéria de Capa: Água, escassez e soluções. YouTube, 2013:


Assista ao Vídeo – Matéria de Capa – A crise da água – 24/03/2019 – – Willian Correia  – Produção Função Padre Anchieta – CORREIA. W. Matéria de Capa: Água, escassez e soluções. YouTube, 2013?


Assista ao Documentário – Corrente das Águas: o vale em Cerrado – Leandro Caetano – Produção – Casa de Vó produções – CAETANO. L. Corrente das Águas: o vale em Cerrado . YouTube, 2011:


Ao fazer um aprofundamento das problemáticas propostas nos questionamentos iniciais, bem como, nos documentários e vídeos supracitados, os mesmos nos impulsionam a um maior aprofundamento na tentativa de uma reflexão teórica. Neste sentido, as Políticas Públicas de planejamento e o ordenamento dos recursos hídricos em escala global e local nos levam a navegar por um universo complexo, seja em termo de diversidade hídrica global ou local, como, por exemplo, os recursos hídricos do Cerrado.

Nesse sentido, devemos compreender quais as instituições e ideias em relação ao bem (água), permeiam o processo de exploração privada e os parâmetros estabelecidos que sejam incentivados para circulação e construção de um modelo internacional. 

Assim, os mecanismos de governança e gestão se constituem um tema central na problemática dos recursos hídricos do sistema mundo. Se por um lado a informação tem-se tornado mais fluida, potencialmente, evidencia melhor as deficiências, falhas e más práticas; a descentralização tem criado oportunidades para adaptar as políticas às realidades locais.  Por outro lado, tem gerado desafios de capacitação e de coordenação na prestação de serviços públicos. Portanto, enfrentar os desafios futuros da água levanta não só a questão de “o que fazer?”, mas também as de “quem faz o quê?”, “o porquê?”, “a que nível de governo?” e “como?”. 

Vale salientar, que o território de predominância do Bioma Cerrado, aparece em uma posição estratégica no território nacional, por serem territórios de influência das principais e mais importantes bacias hidrográficas de água superficial e subterrâneas do país. No que tange as estratégias de desenvolvimento e os temas conflitantes relacionados com ao gerenciamento da água (Recurso Hídrico), sua distribuição e acesso, uma vez que as controvertes atuais sobre o papel do poder público e do setor privado na supervisão do recurso água são focalizados de maneira muito estreita, e muitas vezes deixam de levar em conta certas realidades históricas inerentes à dinâmica social, política e econômica da população. Os conflitos por água são inúmeros, pois na maioria das vezes, apresentam particularidades que podem estar relacionados com a história de uso, ocupação e dominação política, social e econômica de determinados territórios, como também peculiaridades ambientais. Este novo cenário traz uma nova perspectiva ao campo da Geografia Política (GEOPOLÍTICA). Ou seja, em outras palavras, há implicações éticas profundas na percepção de que somos, com relação à água, cidadãos e não simples consumidores. A água como um bem comum traz à luz essa sua característica, consequentemente as questões referentes da propriedade pública ou privada acentua a posição de consumidor (UNESCO, 2001).  Pois a água é definitivamente um tema crucial ao compromisso político, que precisa ser abordado com toda urgência nos processos em todas as etapas formação educacional.

Fonte deste conteúdo aqui

ATIVIDADE 1

A partir das reflexões expostas elabore um pequeno texto (com suas próprias palavras), relatando a importância do recurso hídrico (água) para a sociedade contemporânea e sua relação com os fatores políticos/econômicos?

Você já sabia o que era Recursos Hídricos?

Qual a importância dos recursos hídricos para a preservação da biodiversidade?

ATIVIDADE 2

Com base no que vimos sobre os Recursos Hídricos e suas interfaces com os processos Políticos, Econômicos e Socioambientais, elabore um Mapa Mental que expresse as várias problemáticas que envolvem este recurso na sociedade contemporânea.

Obs: Assista ao vídeo de Jessica Mendes, explicando como fazer um mapa mental em 5 passos. – MENDES, Jessica. Como fazer um mapa mental em 5 passos. YouTube, 2019

fonte

Saiba Mais | Referências:

Programa Água Brasil – WWF Brasil. 2020. Disponível aqui.

Objeto de ConhecimentoGeopolítica – Recursos Hídricos, Política, Economia e Mudança Climática. 
Componente CurricularGeografia
Habilidades(EF08GE15-A) Relacionar os recursos hídricos da América Latina, aquífero, bacias hidrográficas, com a dinâmica climática. (EF08GE15-B) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina, como Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e no Andes. Compreender e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. (EF08GE17-A) Analisar os principais problemas socioeconômicos e espaciais urbanos nas cidades latino-americana, enfatizando a segregação socioespacial. 
Proponentes/ Professores:  Nelton Moreira Souza
Instituição Educacional:Escola Municipal Pedro Gomes De Menezes
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Ed Ambiental e Saúde