You are currently viewing Matemática – A probabilidade

Matemática – A probabilidade

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 14/12, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à video-aula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nesta atividade estudaremos sobre a Probabilidade.

A probabilidade é de grande importância para a tomada de decisões em nossa sociedade. Conhecemos como probabilidade a área da matemática que estuda a chance de um determinado evento acontecer.

Veja alguns exemplos de eventos onde são utilizados a probabilidade:


O valor da probabilidade é sempre um número entre 0 e 1 ou uma porcentagem entre 0% e 100%. Nesse sentido, as probabilidades podem ser expressas de diversas maneiras, inclusive decimais, frações e percentagens. Por exemplo, a chance de ocorrência de um determinado evento pode ser expressa como 20%, ou seja, duas chances em 10 ou 0,20 ou 1/5 (um quinto).


ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo do professor Samuel que apresenta situações do uso da probabilidade:

“Probabilidade – qual é a chance?” – Canal: MatemáticaTube com Prof. Samuel Messias – Link: https://www.youtube.com/watch?v=CujkX92n9kA

Assista a íntegra do programa veiculado na TV:


COMPONENTEHABILIDADE
Matemática(EF06MA30-A) Realizar experimentos aleatórios simples ou simulações que envolvam o cálculo ou a estimativa de probabilidades.
(EF06MA30-B) Calcular a probabilidade de um evento aleatório simples, expressando-a por número racional, forma fracionaria, decimal e percentual, bem como comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.

Ciclo da Adolescência – Educação Financeira e Empreendedorismo – 6º ano