You are currently viewing A porcentagem em nosso dia a dia…

A porcentagem em nosso dia a dia…

E aí pessoal, tudo bem?Vocês já ouviram falar em PROMOÇÃO,LIQUIDAÇÃO, JUROS, DESCONTOS, ACRÉSCIMOS?Estes são assuntos que envolvem a porcentagem e que você usa em seu dia a dia…Portanto, saber calcular a porcentagem é muito útil em nosso cotidiano. Por isso, veremos, de forma simplificada o que é a porcentagem, suas maneiras de ser representada, onde é utilizada e alguns probleminhas.
Vamos lá!!!!


Atividade I


Clique aqui e saiba um pouco mais sobre porcentagem.

“5º ano – Porcentagem.”Canal:SUPER ENSINO – https://www.youtube.com/watch?v=YOv9gT61HZ4


Veja aí os exemplos abaixo!!!!
Ao passear pelo shopping, Carlinhos viu o seguinte anúncio: “Na compra de qualquer eletrodoméstico, no pagamento à vista, tenha um desconto de 15% (quinze por cento) ”.


Na loja em que Carlinhos viu o anúncio, se comprarmos um aparelho no valor de R$ 100,00, obtemos um desconto de R$ 15,00, pois esse valor corresponde a 15% de R$ 100, 00.


Observação:
O símbolo % é utilizado para representar porcentagem, e por cento quer dizer algum valor em 100.


Atividade II


A porcentagem possui representação através de uma fração centesimal (denominador igual a cem) ou um número decimal. Ela é muito utilizada para representar partes de um inteiro, aumentos e descontos dos preços de produtos, cobrança de juros entre outros.

Vamos observar alguns exemplos na forma de porcentagem e sua representação na forma de fração centesimal e número decimal.

Acesse o vídeo e veja as diferentes maneiras de representar porcentagem.

“Transformar Porcentagem em Fração e Número Decimal.” Canal:Bem Simples – Exatas-https://www.youtube.com/watch?v=SysfEiP1xQ0


Agora é com você!!! Faça no caderno, a tabela abaixo, preenchendo-a corretamente as porcentagens:

Porcentagem (%)fraçãoNúmero decimal
12%
32/100
0,03
90%
0,50

Atividade III


Vimos que a porcentagem é usada diariamente em nosso dia a dia. Em promoção, liquidação, descontos, juros, acréscimos e entre outros. Sendo assim, produza um cartaz bem criativo, contando alguma situação que use porcentagem? Se achar necessário ilustre-o.


Saiba Mais |Referências:

“Problema Envolvendo Cálculo de Porcentagem | Matemática Rio” Canal:Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio-https://www.youtube.com/watch?v=EOQup5iEt_g




Objeto de Conhecimento:Cálculo de porcentagens e representação fracionária
Componentes
Curricular:
Matemática
Habilidades:(EF05MA06-A). Compreender o conceito de porcentagem como fração centesimal. (EF05MA06). Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. (EF06MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Proponentes/
Professores:
Paulo César Januário de Araújo;
Keila Lima Silva.
Instituição
Educacional:
Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Weaver
CRE:Maria Helena Batista Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância- Turma: E– 5º ano – Educação Financeira e Empreededorismo