E aí pessoal, tudo bem?Vocês já ouviram falar em PROMOÇÃO,LIQUIDAÇÃO, JUROS, DESCONTOS, ACRÉSCIMOS?Estes são assuntos que envolvem a porcentagem e que você usa em seu dia a dia…Portanto, saber calcular a porcentagem é muito útil em nosso cotidiano. Por isso, veremos, de forma simplificada o que é a porcentagem, suas maneiras de ser representada, onde é utilizada e alguns probleminhas.
Vamos lá!!!!
Atividade I
Clique aqui e saiba um pouco mais sobre porcentagem.
Veja aí os exemplos abaixo!!!!
Ao passear pelo shopping, Carlinhos viu o seguinte anúncio: “Na compra de qualquer eletrodoméstico, no pagamento à vista, tenha um desconto de 15% (quinze por cento) ”.
Na loja em que Carlinhos viu o anúncio, se comprarmos um aparelho no valor de R$ 100,00, obtemos um desconto de R$ 15,00, pois esse valor corresponde a 15% de R$ 100, 00.
Observação:
O símbolo % é utilizado para representar porcentagem, e por cento quer dizer algum valor em 100.
Atividade II
A porcentagem possui representação através de uma fração centesimal (denominador igual a cem) ou um número decimal. Ela é muito utilizada para representar partes de um inteiro, aumentos e descontos dos preços de produtos, cobrança de juros entre outros.
Vamos observar alguns exemplos na forma de porcentagem e sua representação na forma de fração centesimal e número decimal.
Acesse o vídeo e veja as diferentes maneiras de representar porcentagem.
Agora é com você!!! Faça no caderno, a tabela abaixo, preenchendo-a corretamente as porcentagens:
Porcentagem (%) | fração | Número decimal |
12% | ||
32/100 | ||
0,03 | ||
90% | ||
0,50 |
Atividade III
Vimos que a porcentagem é usada diariamente em nosso dia a dia. Em promoção, liquidação, descontos, juros, acréscimos e entre outros. Sendo assim, produza um cartaz bem criativo, contando alguma situação que use porcentagem? Se achar necessário ilustre-o.
Saiba Mais |Referências:
Objeto de Conhecimento: | Cálculo de porcentagens e representação fracionária |
Componentes Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF05MA06-A). Compreender o conceito de porcentagem como fração centesimal. (EF05MA06). Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. (EF06MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. |
Proponentes/ Professores: | Paulo César Januário de Araújo; Keila Lima Silva. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Weaver |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância- Turma: E– 5º ano – Educação Financeira e Empreededorismo