You are currently viewing A pintura do período Pré-Histórico
Sítio Arqueológico-Imagem de Norman-Bosworth-Pixabay

A pintura do período Pré-Histórico

Olá, estudante!
Esta aula está vinculada ao programa da TV no dia 23/10, sexta-feira, contemplando o eixo Experiências e Curiosidades. 
No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a programação quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe!

As pinturas Pré-históricas são chamadas de PINTURAS RUPESTRES, e elas existem desde muito tempo, desde o período que homens e mulheres moravam em cavernas. A gente pode entender por meio das pinturas rupestres o cotidiano das pessoas, como eram os animais daquela época, a dança, a caça…

Pinturas Rupestres
Sítio Arqueológico-Imagem de Norman-Bosworth-Pixabay

A Pintura Rupestre é a mais antiga representação artística da história da humanidade. Teve início há mais ou menos 30 ou 40 mil anos. As paredes e tetos das cavernas serviam de telas para aquelas pessoas, que desenhavam animais selvagens e seres humanos em diversas situações. E também faziam desenhos abstratos, com linhas, curvas e espirais.

O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos. São marcas deixadas por nossos antepassados que fazem com que nós podemos ter acesso ao que era, ou como poderia ser, a vida naquela época.

Parece que eles acreditavam que ao desenhar um animal a alma dele ficava presa no desenho e assim capturar o animal durante a caça ficaria mais fácil. Mas isso é uma hipótese, ou seja: é uma interpretação que temos, não temos certeza se era assim mesmo. Pois é, sobre como os homens e as mulheres viviam na pré-história não temos certeza, certeza. Temos interpretações, pois nesse período a escrita ainda não tinha sido inventada, daí não tiveram como deixar registrado por meio da escrita como eles viviam.

Vamos assistir a um vídeo para entender um pouco mais sobre esse tipo de pintura?

Muita coisa a gente tem para aprender com esses registros deixados por nossos antepassados!

ATIVIDADE 1

Agora, desenhe em seu caderno de Arte algumas pinturas rupestres. Lembre-se de indicar em qual sítio arqueológico ela está, ou seja, o lugar onde são encontradas as pinturas rupestres que você usou para fazer seus desenhos.


Ensino Fundamental – Turmas D e E – Experiências e Curiosidades


ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
    HistóriaFormas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.Identificar a gênese da produção do saber histórico, conhecer as principais formas de registro da história e reconhecer o papel do historiador como uma tarefa metódica de interpretação de fontes e vestígios diversos que facilitam a compreensão do presente.
HistóriaA questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.Entender a importância da produção histórica como ferramenta que nos permite analisar e compreender o tempo presente e explorar criteriosamente as múltiplas relações históricas que envolvem nosso passado e memória. Entender o processo do conhecimento histórico como exercício intelectual disciplinar para a formação de ideias, formulação de opiniões e análises estritas e racionais sobre as coisas e os fatos humanos.
Língua PortuguesaLeitura de imagens em narrativas visuais.Compreender os efeitos de sentido construídos a partir de recursos gráfico-visuais.
Componentes / Objeto de Conhecimento / Habilidades – DC GO