You are currently viewing A nossa relação com os seres vivos e a natureza

A nossa relação com os seres vivos e a natureza

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 13/10, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Qual a sua relação com os outros seres vivos? Como você percebe a natureza? Onde você enxerga a natureza?
Nessa atividade vamos refletir sobre essas questões.

Crianças caminhando. Fonte: Pixabay

Você sabia que o território brasileiro ocupa quase metade de toda a América do Sul?  Dentro deste território há uma grande variedade de climas e de biomas.  Essas características fazem do Brasil um país com uma grande riqueza natural, que concentra 20% das espécies de todo o mundo.

Observe o mapa do Brasil e a localização de cada Bioma:

Biomas do Brasil

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Biomas_do_Brasil.svg > acesso em 08, out. 2020

É aqui no Brasil que fica a maior parte da Amazônia, considerada a maior floresta tropical do mundo, abrangendo uma área de mais de 5 milhões de km². A floresta conta com um elevado número de espécies (animais e vegetais), sendo rica em biodiversidade:

Canal Britannica Escola – Amazônia

Como você se relacionar com a natureza?

Em Goiânia temos muitos parques, onde várias pessoas vão passear, praticar esportes, conversar, observar a natureza, ou apenas relaxar. Podemos encontrar parques em várias regiões da cidade.

Observe a foto abaixo e veja se você reconhece esse famoso parque de Goiânia.

Esse é o parque Vaca Brava, ele está localizado na Avenida T-10 no Setor Bueno, esse é um dos pontos onde podemos observar e sentir a natureza dentro da cidade.

Dica: Depois que a pandemia passar chame seus familiares para um passeio no parque e observe a natureza em cada detalhe.

Questão 1
A partir do vídeo que você assistiu, faça um desenho com algumas características da floresta amazônica.

Questão 2
Observe o mapa de Biomas do Brasil, cite o nome do bioma que predomina no estado de Goiás e apresente algumas características desse bioma. Acesse o portal Britannica Escola e pesquise sobre esse bioma: https://escola.britannica.com.br/

Questão 3
Você já foi em algum parque? Escreva ou desenhe sobre como foi a sua experiência, o que você fez, o que mais gostou, o que te deixou curioso e depois mostre sua produção para seus familiares/professores.

Em Breve: Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – A nossa relação com os seres vivos e a natureza – Bloco 1

Referências:Brasil Escola. Amazônia. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/amazonia.htm Acesso em: 08, out. de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
Habilidades(EF02CI06-B) Exemplificar e analisar as relações existentes entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
Objetos do ConhecimentoSeres vivos no ambiente
Componente Curricular:Ciências
Proponentes:Fundação Lemann