You are currently viewing A necessidade humana de criar os números

A necessidade humana de criar os números

Olá, você sabia que nem sempre existiram os números como nós conhecemos hoje? A necessidade de contar e controlar quantidades fez com que o homem fosse criando mecanismos para responder perguntas tipo: “quantos têm”? Hoje os números estão tão presentes em nossa vida, que nem nos damos conta disso. Vamos conhecer hoje uma parte da história da construção do número e como ele está presente no nosso cotidiano.

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo – “História dos Números”:

ATIVIDADE 2

Você pode fazer sozinho ou junto com alguém de sua família se preferir. Pense e discuta com seus familiares e faça anotações sobre como seria viver num mundo onde não tivesse números, e quais tarefas do dia a dia podemos fazer sem usar números.

ATIVIDADE 3

Você conhece outros sistemas de numeração? Pesquise em sites na internet, vídeos, livros, outros sistemas de numeração existentes; qual é o sistema de numeração mais usado, e porque ele é o mais usado. 

Saiba Mais / Referências: Como surgiram os números – Mundo Educação https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/como-surgiram-os-numeros.htm
Outros sistemas de numeração https://www.youtube.com/watch?v=nYCDB89vKEM
Objeto de Conhecimento Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal: Conjunto dos números naturais. Sistema de numeração dos diferentes povos. Sistema de numeração decimal Indo-arábico.
Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF06MA02-A) Identificar os diferentes sistemas de numeração, Egípcio, Babilônico, Romano, Maia, Indo-Arábico, por meio da história da Matemática.   (EF06MA02-B) Conhecer, compreender, comparar e diferenciar o uso dos diferentes sistemas de numeração, Egípcio, Babilônico, Romano, Maia, bem como as suas respectivas regras de composição.   (EF06MA02-C) Reconhecer o sistema de numeração decimal, Indo-Arábico, a partir da história do número, relacionando com as necessidades humanas.
Proponentes/ Professores:Milene Ferreira de Oliveira Rosélia José da Silva Carvalho Eliane Aparecida Jacinto Sulino
Instituição Educacional: Escola Municipal Jardim Nova Esperança
CRE: Brasil Di Ramos Caiado