You are currently viewing A Matemática está em tudo!

A Matemática está em tudo!

O assunto de hoje é Educação Financeira e Empreendedorismo! Sabe porquê?

Porque dinheiro é assunto de criança também!!! Lembra??

Porque aprender sobre finanças desde cedo é importante, pois  crianças que aprendem a lidar com o dinheiro tem uma maior chance de  sofrer menos com prejuízos e descontroles financeiros, algo que, infelizmente é bem comum entre as famílias brasileiras.

Muitas vezes ouvimos as pessoas dizendo que dinheiro não é assunto de criança, mas isso não é verdade, tendo em vista que, muitas crianças crescem vendo suas  famílias com muitas dívidas, preocupados e tristes por não conseguirem pagar suas dívidas e, muito menos se divertirem.

 Se você, criança começar a estudar e compreender as questões relativas ao dinheiro, poderá até  ajudar sua família a sair dos buracos e armadilhas financeiras das quais eles não tiveram oportunidade de conhecer quando eram da sua idade!

Imagine que maravilha poder ajudar a sua família controlar as despesas e ainda se tornar um adulto que sabe muito bem controlar sua vida financeira?

 Você sabia que, para um adulto que não tem educação financeira, não adianta ganhar um ótimo salário, porque ele não vai conseguir equilibrar o ganho com os gastos? 

Olhem que interessante!! Ao estudarmos o Sistema Monetário, vamos nos apropriando também de algumas habilidades da Matemática importantes na hora de administrarmos nosso dinheiro.


“COMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS” – Canal: Alessandra Carneiro de Freitas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=63OtdGZ660o&feature=youtu.b

Com as explicações da Professora Alessandra nós pudemos perceber que, manipulando o dinheiro aprendemos bastante acerca do Sistema de Numeração Decimal.

Na realidade a Matemática está presente em tudo.

Ela te acompanha desde a hora que você acorda até a hora de dormir! Veja alguns exemplos:

Qual é o número do seu sapato? Quando chegar na loja para comprar aquele sapato novo é a primeira pergunta que o vendedor vai te fazer!!

Qual é o número do celular do seu responsável? Não sabe? UAU, está passando da hora de aprender, isso é uma segurança para você e para sua família!

Qual é o número da sua rua? da quadra e da casa onde você mora? É, esses números também são importantíssimos para sua segurança! Pode acreditar em mim!!

Qual é o número do seu CPF? Você não sabia que tinha CPF? Não sabe o que é CPF? Que tal pesquisar para descobrir?

Você já marcou no calendário seus principais compromissos da semana? Não!

Então é hora de começar!! Construa seu calendário e marque nele as datas mais importantes para você e para sua família. Vamos lá?

A Matemática está presente em tudo, até na música!!

É o que diz a Professora Adriana Lúcia, ela também é Professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

Se prepare para cantar e dançar com essa aula pra lá de divertida!!!


“Matematica com Música” – Canal: prof Dryka – Link: https://www.youtube.com/watch?v=j_bCHpvS44A&feature=youtu.be

É isso aí, a Matemática está em tudo! Com ela você pode aprender brincando!

Convide as pessoas que moram em sua casa, junte palitos de picolé, sementes de feijão ou de  milho, gravetos, palitos de fósforo já riscados, tampinhas ou até brinquedos.

Construam um dado  para jogar, se divertir e aprender várias habilidades importantes!

Assista o conteúdo no vídeo abaixo:


ComponenteHabilidade
Matemática(EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1º ao 10º, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como
números utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral.
(EF01MA01-B) Reconhecer situações que os números são utilizados como código de identificação em documentos pessoais, códigos presentes em contas de água ou luz, código de barras presentes em embalagens, números que indiquem localização, endereços.
(EF01MA01-C) Identificar e ler números usados no cotidiano: telefones, placas de carros, número da casa em que mora, página de livros, números de calçados, CEP e idade.

Ciclo da Infância – Educação Financeira e Empreededorismo – 1º ano