You are currently viewing A magia do teatro

A magia do teatro

Os elementos concretos (cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação, sonoplastia), juntamente com a interpretação dos atores e atrizes, compõem uma cena do esquete ou espetáculo teatral. Esses elementos contribuem para que o público reconheça um lugar, uma época, características sociais, políticas, culturais ou sociais. São eles também que ajudam a produzir as sensações e sentimentos vividos pelas personagens de uma história, fazendo a plateia senti-los também.

Para realizar a atividade, assista ao vídeo com trechos do espetáculo “A Bruxinha que era boa”, do canal Produtora HM, no Youtube, clicando no link abaixo:

Vídeo 1

https://www.youtube.com/watch?v=UhbEXkmNM6M

Trechos do espetáculo infantil A Bruxinha que era boa (2014) de Maria Clara Machado Direção: Cacá Mourthé Teatro O Tablado REC/ HM

Esse espetáculo parece ser bem divertido, não é?  

Ao observar o cenário, o figurino, a iluminação, a música e todos os objetos que aparecem no vídeo, é possível identificar quem são as personagens, onde elas estão, o que estão fazendo? Será que, sem esses elementos, toda aquela cantoria não ficaria um pouco sem graça? É que, além de fornecer informações sobre os personagens, os lugares e as épocas ao público, eles ajudam também a criar as situações e as emoções.

Agora que já você já sabe um pouco mais sobre os elementos concretos que ajudam a magia do teatro acontecer, chegou a sua vez de atuar!

Primeiro, vá até um espelho, faça caras e bocas, perceba as suas expressões faciais e corporais.

Em seguida, improvise uma cena a partir da seguinte situação: por exemplo, uma pessoa que recebeu uma notícia maravilhosa, a vitória do deu time preferido…

Para improvisar essa cena, peça roupas emprestadas de algum adulto da sua casa. Escolha um cômodo para fazer a encenação. Escolha elementos que possam compor um cenário (lençol, arranjos, cadeiras, dentre outros). Escolha uma ou mais músicas (se precisar, peça ajuda de alguém para colocar e parar a música) e pronto. 

Agora, é só deixar a criatividade e a imaginação livres!!!

Faça um vídeo da cena que criou para registrar essa experiência. Com a autorização do seu responsável, compartilhe sua experiência com algum familiar.

Bom espetáculo!

Quer saber mais? 

Clique nos links abaixo:

Vídeo do espetáculo teatral “A Bruxinha Que Era Boa”, disponível no canal do Felipe Monda, no Youtube:

TPM – Figurino no Teatro e no Circo   – canal:  Programa Diversidade – https://www.youtube.com/watch?v=jb9V2rxJxp4 

Teatro: Duelo de Mágico  – canal:  Palavra Cantada, (Paulo Tatit / Zé Tatit) – https://www.youtube.com/watch?v=7bXYsYKg0NA

Vídeo do espetáculo teatral Os Saltimbancos, da Odeon Companhia Teatral, disponível no canal Instituto Odeon, no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0

Componentes:Habilidades:
ARTE/Teatro(GO-EF04AR26-A) Pesquisar, adaptar e explorar figurinos, cenários, objetos cênicos, adereços, maquiagem e outros elementos concretos do fazer teatral.