You are currently viewing A linguagem nos anúncios publicitários

A linguagem nos anúncios publicitários

Olá, queridos estudantes do agrupamento F! Nesse período de isolamento social, necessário para que consigamos vencer a batalha contra o Coronavírus, desejamos que vocês estejam bem e que estejam acompanhando as atividades que, carinhosamente, temos desenvolvido para vocês.

Hoje, convido-lhes para uma reflexão sobre textos do campo jornalístico midiáticos: os anúncios publicitários. Vamos lá?

Em nosso dia a dia, os textos publicitários estão presentes em jornais e revistas, sites da internet, intervalos de programas de televisão, afixados em pontos de ônibus, entre várias outras situações.

Você irá aprender um pouco mais sobre o gênero textual anúncio publicitário, que tem como objetivo estimular o leitor a consumir um produto ou um serviço (um chocolate, uma academia etc.) ou a agir de uma determinada forma (combater o mosquito da dengue, adotar animais etc.).(Fonte:Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 1° edição – São Paulo: Moderna, 2018)

Uma das principais características do gênero anúncio publicitário é a intenção de convencer o consumidor a comprar algo, contratar algum serviço, participar de alguma campanha ou aderir a alguma ideia. Para isso, diversas estratégias podem ser utilizadas, como o humor, a linguagem objetiva e o aproveitamento de cores, imagens e fotografias.

O anúncio publicitário é composto por vários elementos, mas sempre há uma frase ou expressão que chama mais a atenção: o SLOGAN. Slogan é uma frase utilizada para gerar identificação com uma empresa, marca ou solução. Em geral, é composto por uma frase curta e de fácil memorização. O slogan é construído para fixar-se na mente do consumidor.

Nos anúncios publicitários, é importante que o texto verbal esteja diretamente ligado às imagens, cores ou fotografias. Dessa maneira, o objetivo de convencer ou estimular o leitor é alcançado através da associação entre ambas linguagens. Assista ao vídeo a seguir e relembre o que você já aprendeu sobre linguagem verbal e não verbal:

Linguagem verbal e não verbal – Celso Mesquita – YouTube

A seguir você analisará dois anúncios publicitários que foram desenvolvidos para estimular as pessoas a agirem de determinada forma, ou seja, estes anúncios não vendem um produto, eles “vendem” uma ideia e incentivam o leitor a agir de determinada maneira.

Anúncio 1

O anúncio publicitário reproduzido abaixo foi lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em meados de 2007, e era destinado a cirurgiões-dentistas de todo o Brasil. Observe-o:

Agora, responda:

1. Esse anúncio apresenta elementos verbais e não verbais. Quais são eles?

2. Qual é o slogan desse anúncio que você leu?

3. O que representam esses “bichinhos” que aparecem sobre a mão retratada no anúncio?

4. Esse anúncio poderia ser reaproveitado para uma campanha publicitária de combate ao Coronavírus?

Anúncio 2

O anúncio reproduzido a seguir foi criado, em março de 2020, pela Secretaria da Saúde do estado do Rio Grande do Sul. A “Campanha de Prevenção ao Coronavírus” apresenta um slogan inspirado num conhecido ditado popular: “Uma mão lava a outra”. Veja:

1. O que significa dizer “uma mão lava a outra”?

2. A expressão “uma mão lava a outra” relaciona-se com a ideia de: respeito, honestidade ou cooperação?

3. Nesse anúncio, de que maneira a linguagem verbal dialoga com a linguagem não verbal?

Como você observou, nos anúncios publicitários, texto verbal e texto não verbal são estruturados para construir o sentido e convencer o leitor a consumir um produto, participar de alguma campanha ou aderir a um comportamento.

Nos dois anúncios que você analisou, foi promovida a ideia de que é importante lavar as mãos para se proteger contra vírus e bactérias.

Agora é com você! Crie um anúncio publicitário que fale sobre a importância de outro cuidado que também devemos ter nesse período de pandemia: o uso de máscaras na prevenção contra o Coronavírus. Elabore um desenho e um slogan (frase curta e de fácil memorização) que representem o que você quer transmitir. A criatividade é um dos importantes recursos para conquistar a atenção de quem vê o anúncio. Explore sua criatividade!

Para ajudar na elaboração de seu anúncio, retome a aula “Use máscara só contra o Covid-19 e não “mascarando” os preços” – Educação financeira e Empreendedorismo, postada na plataforma Conexão Escola na 3° semana de maio de 2020.

Disponível em link

Caro estudante, gostou do tema dessa aula?

Espero que essa aula tenha lhe ajudado a relembrar os elementos de um texto publicitário e, desejo também, que você se sinta desafiado a elaborar um anúncio criativo.

Até breve!

Saber mais

Ministério da Saúde. Saiba os cuidados para usar máscara de pano.

Saiba os cuidados para usar máscara de pano – Canal Ministério da Saúde
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Apreciação e réplica/Relação entre gêneros e mídias Estratégia de leitura – apreender os sentidos globais do texto Estilo Produção, revisão e edição de textos publicitários
HABILIDADES: (EF69LP02-A) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, entre outras em diferentes mídias impressas e digitais). (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF69LP17-A) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários (EF67LP13-A) Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado e explorar recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais.

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Ética e Cidadania