You are currently viewing Língua Portuguesa – A LINGUAGEM NO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA.

Língua Portuguesa – A LINGUAGEM NO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA.

Bom dia, educando (a)!
Hoje você estudará mais um pouco sobre a notícia. Você lerá um texto no qual se analisa a linguagem nesse gênero textual.

A linguagem no gênero textual notícia

A notícia é um gênero textual que veicula um acontecimento real para o grande público ou para os leitores assinantes de determinado jornal. Ela pertence ao grupo de textos que relatam e, por isso, organiza-se de uma maneira própria ao tipo: apresenta tempo, espaço, pessoas envolvidas e fatos. Veja a seguir as características da linguagem de uma notícia:

Referencial na realidade: a notícia deve apresentar fatos concretos, ocorridos na realidade. Desse modo, a linguagem deve priorizar a função referencial, ou seja, a função de representar a realidade por meio da língua.

Conteúdo sintético: a notícia deve evitar todo tipo de informação que não seja relevante ao fato. Uma notícia demasiadamente longa pode afastar o leitor. Assim, é relevante apresentar um texto conciso e objetivo.

Precisão vocabular: a notícia é um texto técnico, por isso o cuidado com a língua e com a variedade padrão é essencial. Dentre os cuidados necessários, a precisão vocabular ganha destaque, pois o texto deve evitar interpretações múltiplas, e o uso vocabular adequado garante que o sentido seja comunicado de modo mais claro.

Acessibilidade: além de ser um texto técnico, a notícia também é um texto de amplo alcance, ou seja, possui um público-alvo vasto e diverso, por isso, em conjunto com a formalidade, o texto deve apresentar acessibilidade, evitando termos desconhecidos ou conceitos técnicos e priorizando uma linguagem simples e direta.

Narração em terceira pessoa: a notícia deve ser contada na voz da terceira pessoa. O autor da notícia ocupa a perspectiva de observador externo que relata aquilo que vê e ouve, evitando todo tipo de expressão pessoal e julgamento subjetivo.

Imparcialidade: como dito acima, deve-se evitar expressões que denunciem a opinião de quem escreve a notícia para que o leitor possa fazer seu próprio juízo de valor sobre aquilo que está expresso no jornal.

Outra característica relevante ao gênero é o lide. O lide ou “cabeça” é a parte inicial do texto, que é responsável por “guiar” o leitor, apresentando as informações mais relevantes ou o próprio clímax da história. Comumente, o lide responde às perguntas: “Quem?”; “O quê?”; “Quando?”; “Onde?”; “Como?”; “Por quê?”.

Nesse vídeo do Brasil Escola, o professor Guga Valente explica a estrutura e a escrita do gênero notícia:

Agora que você já aprendeu sobre a linguagem desse gênero, faça as atividades a seguir:

1) Quais são as  características da linguagem em uma notícia?

2) O que é função referencial da linguagem?

3) Por que a imparcialidade é importante nesse gênero textual?


Proponentes – Professores Professora Ísis Luiza Aragão.
Instituição EducacionalEM Pedro Costa de Medeiros.
CRECentral
Referenciashttps://www.portugues.com.br/redacao/anoticiaumgenerotextualcunhojornalistico.html