You are currently viewing HISTÓRIA – A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

HISTÓRIA – A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

Querida criança, como você!? Esperamos que esteja muito bem! Seguimos com muita saudades por aqui. Enquanto não podemos nos encontrar fisicamente, vamos continuar com o nosso processo de ensino de forma digital. Pedimos a compreensão e dedicação das famílias nesse momento tão atípico das nossas vidas. Nesta aula você vai conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipo de constituição familiar e a importância da família.


ATIVIDADE 1

Atividade em família: se possível convidar um adulto responsável para realizar a leitura juntamente com a criança. Leitura e interpretação do texto “A minha casa”

Era uma vez uma família bem diferente.

A mãe era a mesa, o pai o armário e as crianças as cadeiras.

Todos moravam em uma cozinha bem espaçosa.

O pai era sério e protetor, guardava com muito zelo os objetos mais delicados da casa.

A mãe se preocupava com as crianças, fazendo questão que elas sempre ficassem ao seu redor. E, estas por sua vez, safadinhas, não paravam quietas.

Esta família vive feliz na casa de outra família feliz, a minha.

(Tomazzo, 1994)

Agora é hora de conversar sobre o texto com alguém da sua família:

  • A família representada no texto se parece com a sua família? Por quê?
  • Vamos montar outras famílias? Descreva, oralmente, os objetos dos cômodos abaixo relacionando-os com os membros da sua família ou de outras famílias que você conhece.

Veja um exemplo: Família da garagem: O pai era o carro, a mãe era a bicicleta e o filho era o patinete. Agora é a sua vez! Use sua imaginação e monte as famílias relacionadas abaixo.

  1. Família da sala de estar;
  2. Família do quarto;
  • As famílias são todas iguais ou são todas diferentes?
  • A família é um grupo de pessoas que possuem uma relação de parentesco ou de amizade e compartilham a mesma casa. As famílias são de diferentes tipos e tamanhos, mas o importante é que os familiares aprendam juntos a cultivar o respeito, o amor, a colaboração e a união.
  • Se você fosse definir a sua família com uma palavra, qual seria?

ATIVIDADE 2

Vamos assistir a música “Família” de Rita Rameh. Encontre a música no endereço virtual:

“FAMÍLIA – Rita Rameh” – Canal: Professora Eliane Oliver – Link: https://www.youtube.com/watch?v=1qDnRDbzgts

Esta música fala dos diferentes tipos de constituição familiar e da importância de termos uma família. Agora, pegue uma folha de papel e desenhe a sua família. Depois, com a ajuda de um adulto, escreva os nomes dos membros da sua família. Use os materiais que tem em casa para deixar o seu desenho bem bonito e colorido.


ATIVIDADE 3

Vamos assistir ao vídeo do livro: O livro da família disponível em:

“O LIVRO DA FAMÍLIA – Video Aula /Livro/História/LivroAudio/NarraçãoHistória” – Canal: Bisnagas Kids – Link: https://www.youtube.com/watch?v=1_J8b_cRGGc

Esta atividade se inicia com a socialização do conteúdo do livro: “Livro da Família” de (Todd Parrda editora Panda Books). Nesse livro o autor aborda as diferenças existentes entre as famílias e assuntos polêmicos como diferenças raciais e culturais, adoção, casais sem filhos, filhos que moram longe dos pais, crianças que moram com padrastos e madrastas ou meio-irmãos, etc. Depois da leitura, é importante que o responsável estabeleça um diálogo a respeito do valor da família para a criança. A atividade deverá ser desenvolvida a partir dos conhecimentos que os alunos têm da estrutura familiar. Deve ser esclarecido que as famílias são estruturadas de diferentes formas e que esse conceito tem se ampliado bastante nos últimos anos, e ainda que, não existe uma estrutura melhor ou pior que as outras. Existem diferentes situações, mas, o importante é ter uma família que AME e EDUQUE a criança, independente de como seja a sua formação.

Agora é hora de conversar:

O responsável estabelecerá um diálogo com a criança seguindo as questões abaixo:

  • As famílias dos seus primos ou até dos seus próprios pais têm a mesma formação que a sua?
  • Que diferenças você percebeu?
  • Foi possível observar que existem membros da família que não moram com os pais? E você? Com quem você mora?
  • Seus pais ou primos têm padrastos ou madrastas? E você?
  • Seus pais ou primos têm irmãos que são filhos só do pai ou só da mãe? E você?

ATIVIDADE 4

Vamos colocar em prática tudo o que aprendemos sobre família por meio dos jogos on-line em: http://www.escolagames.com.br/jogos/arvoreGenealogica/?deviceType=computer (acesso em 30/06/2020)


Saiba Mais | Referências:
A família – Árvore genealógica para crianças – vocabulário – Pai, mãe, irmão, avós, tios…https://www.youtube.com/watch?v=pZvhBKdoMAA (acesso em 30/06/2020)
As famílias do mundinho – Ingred Biesemeyer Bellinghausenhttps://www.youtube.com/watch?v=PL8Um-ef-No (acesso em 30/06/2020)
Guigo descobre o que é família – YOUTUBE KIDS https://www.youtube.com/watch?v=DKhhmncM-8Q (acesso em 30/06/2020)
Objeto de ConhecimentoAs diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
Habilidades:



(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
(GO-EF01HI06-A) Refletir sobre as diferentes funções que as pessoas desempenham na sociedade, família, comunidade e instituição escolar, no âmbito individual e coletivo.
(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
(GO-EF01HI07-A) Compreender e respeitar a existência de diferentes famílias que constituem a sociedade brasileira, no passado e no presente, analisando que a ideia de família não contempla pessoas apenas do mesmo sangue, mas pessoas que vivem no mesmo domicílio ou constituem um lar, e que essa ideia se modifica no tempo e no espaço.
Proponentes/ Professores:Paulo Victor Soares e Sílvia do S. Mendanha
Instituição Educacional:Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig
CRE:Brasil Di Ramos Caiado