You are currently viewing ARTE – A história do Teatro: O Teatro de sombras

ARTE – A história do Teatro: O Teatro de sombras

Sinopse: Hoje vamos começar uma série de aulas falando sobre o teatro!! isso mesmo!! Você já ouviu falar do teatro de sombras? Você sabia que a arte de animar imagens é milenar? Vamos juntos embarcar nessa aventura?!


Olá, estudante!
Esta videoaula de Artes foi veiculada na TV no dia 07/06/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História do Teatro


ARTES | 6º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

A história do teatro – O teatro de sombras

Teatro, O Teatro De Sombras, Nabo, História
Teatro de Sombras.
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/teatro-o-teatro-de-sombras-nabo-3390189/. Acessado em: 21 de abril de 2021.

          Quantas coisas temos aprendido em nossas aulas! Juntos já aprendemos um pouco mais sobre a obra de arte de grandes artistas: Leonardo da Vinci, Van Gogh, Frida Kahlo, entre outros…, mas a arte não está só nos grandes museus e galerias, está também na rua, na praça, no cotidiano e na vida! E hoje vamos começar uma série de aulas falando sobre o teatro!! Isso mesmo!! Você já ouviu falar do teatro de sombras? Você sabia que a arte de animar imagens é muito antiga?!!    


   O teatro de sombras é originário da China, de onde se espalhou para o mundo. Consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco. 


   Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.


Nos dias de hoje o teatro de sombras é uma das manifestações artísticas mais populares em diversas regiões do continente asiático.


Assista ao vídeo abaixo e aprenda a fazer um teatro de sombras com a Estéfi.

DIY Como fazer Teatro de Sombras
https://www.youtube.com/watch?v=atf_b-hlFsE&t=135s

 Atividade:

           Após assistir ao vídeo, vamos começar com a produção dos personagens e depois vamos construir um teatro de sombras? Vamos juntos?! 

 Boa atividade e até a próxima aula!!    


Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos:

 (Disponível em:http://fabianaeaarte.blogspot.com/2012/06/teatro-de-sombras.html. Acessado em: 20 de abril de 2021).


Habilidade estruturante /Habilidades complementares

(GO-EF08AR06-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística, bidimensionais e tridimensionais, existentes, tais como desenhos: pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens, entre outras possibilidades expressivas. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas, assim como seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto.