You are currently viewing A Harmonia das Cores

A Harmonia das Cores

Olá! Você gosta de pintar? Na atividade de hoje você irá identificar e diferenciar os tipos de cores ao colorir um desenho. E saberá um pouco sobre a vida e obras do artista plástico Romero Britto. Será muito interessante. Vamos lá!


Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.

Essa definição é baseada na teoria dos pigmentos, ou seja, formação de cores pela pigmentação. Por exemplo, a mistura da tinta amarela com uma tinta vermelha gera a cor laranja. 

Tradicionalmente, as cores são classificadas em primárias, secundárias e terciarias. 

Veja como cada cor é formada na teoria dos pigmentos.

As cores quentes são representadas pelo vermelho, amarelo e laranja.  As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de alegria, descontração, calor. Enquanto isso, as cores frias passam a ideia de calma, tranquilidade, esperança etc. No grupo das cores quentes está o vermelho, o laranja e o amarelo.


“Cores quentes e frias” Canal:Vania Lima – https://www.youtube.com/watch?v=AP5aC0GUen0&feature=youtu.be

“Cores primárias, secundárias e terciárias” Canal:Art – https://www.youtube.com/watch?v=L_QMhbDCfwU&feature=youtu.be

Você memorizou quais são as cores quentes? E como as cores podem ser classificadas? Dê uma olhada no esquema abaixo:

As cores podem ser classificadas como primárias, secundárias e terciárias.

Cores frias, quentes e neutras

As cores também podem ser denominadas pela sua “temperatura”, ou seja, de acordo com a transmissão de sensações gerada pela tonalidade. Nesse caso, elas são chamadas de neutras, quentes e frias. Confira como é a classificação:

Cores neutras: são as cores que possuem pouca reflexão da luz.

Ex.: tons de cinza e de marrom.

Cores quentes: são as cores que podem transmitir uma sensação de calor.

Ex.: vermelho, laranja e amarelo.

Cores frias: são as cores que transmitem sensação de frio.

Ex.: azul, verde e violeta

O artista plástico Romero Brito utiliza em suas telas de pintura diversas tonalidades de cores. Assista o vídeo abaixo:

“Romero Britto” Canal:Leonardo Rodrigo Silva Victor de Araújo – https://www.youtube.com/watch?v=fFCIgIeOmsQ

“ROMERO BRITTO PARA CRIANÇAS” Canal:Professores da EMEI Três Pontes – https://www.youtube.com/watch?v=FNrwdpn560A

“ROMERO BRITTO” Canal:Jana Couto – https://www.youtube.com/watch?v=SRSynV95rCY

“Quem foi Romero Brito?” Canal:tvsaoluis – O canal do Colégio São Luís – https://www.youtube.com/watch?v=RbHNnn6WvSc

Agora utilizando uma camiseta sua, de uma cor clara, você irá customizá-la com tinta guache usando as cores quentes. Você pode desenhar algum objeto, animal ou paisagem, ou até mesmo escrever uma linda frase. Solte a sua criatividade. Vamos lá!


Saiba Mais | Referências:

“APRENDA A MISTURA DE CORES // CONTOTOYS” Canal:CONTOTOYS – https://www.youtube.com/watch?v=7k7sPKWSq-8&feature=youtu.be

“A caixa de lápis de cor – Varal de Histórias” Canal: Varal de Histórias – https://www.youtube.com/watch?v=qZzqycNZQHo&feature=youtu.be

“Bom dia todas as cores – Varal de Histórias” Canal: Varal de Histórias – https://www.youtube.com/watch?v=lzD3jfsfOQ4&feature=youtu.be

Objeto de ConhecimentoClassificação das cores: Cores primárias, secundárias e terciárias.
Habilidades(GO-EF03AR02-B)Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais, técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição, expressão e poética artística e estética.(GO-EF03AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística tais como: desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais, desenvolvendo o senso crítico, investigativo e colaborativo. (GO-EF03AR03-A) Conhecer as distintas matrizes estéticas e culturais, reconhecendo os artistas que contribuem com a produção artística local e regional, especificamente, bem como produzir a partir das obras estudadas, desenvolvendo sua criatividade e a poética individual.

Proponentes/ Professores:Sonigleicy Nascimento Medeiros.
Instituição Educacional:Escola Municipal Agripina Teixeira Magalhães
CRE:Maria Helena Bretas

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º ano – Corpo, Expressão e Movimento