You are currently viewing A força da tradição

A força da tradição

Olá Criança!  Hoje vamos estudar sobre a Festa Junina! Conhecer a sua origem, suas comidas típicas e suas formas de celebração! Vamos lá!


ATIVIDADE 1

A Festa Junina é uma tradição em vários lugares pelo Brasil, conhecer e aprender a história dessa linda festa é muito importante. Veja o vídeo a seguir e fique por dentro dessa história.

“História da Festa Junina” – Canal: Prof. Antonio Gomes – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Coy8iwTdTxc

Agora que você já assistiu ao vídeo sobre a história da Festa Junina, pergunte a seus familiares, como eram as Festas Juninas na época deles. Veja se eles possuem fotografias antigas para a consulta, como exemplo das vestimentas. Agora, crie um desenho tendo como inspiração o vídeo com a história da Festa Junina e a história de seus familiares. Não se esqueça de usar muitas cores!


ATIVIDADE 2

E agora que você já conhece as origens da Festa Junina, está na hora de dançar! Chame quem mora com você, quanto mais integrantes melhores! Se possível, se vistam de acordo com a festa e realizem vários passos!  Se inspire no vídeo e não esqueça de se divertir muito!

“Arraiá da Bellinha (Vídeo Oficial)” – Canal: Bellinha, a Ovelhinha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=GD58eq5j_Zo

Você pode repetir a música quantas vezes quiser, lembre-se que a Festa Junina é um momento de alegria e muita diversão!


ATIVIDADE 3

Agora que você já realizou uma Festa Junina em sua casa, procure em jornais, revistas, encartes de supermercado e recortes para fazer uma colagem em seu caderno, demonstrando como foi a festa realizada em sua casa!  Caso não tenha em casa esses materiais disponíveis, faça um desenho. Tenho certeza que a sua festa foi ótima!

Saiba Mais | Referências:https://www.youtube.com/watch?v=6SJB_B0Iv-YFonte : You Tube: A Festa Junina | Hora do Conto | #2 https://www.youtube.com/watch?v=XW2muLTHppoFonte : You Tube: VOCÊ SABIA – CURIOSIDADES SOBRE FESTAS JUNINAS
https://www.youtube.com/watch?v=rpwHSbIq41gFonte : You Tube: História da origem das Festas Juninas.
Objeto de ConhecimentoDança do contexto comunitário e regional: Elementos constitutivos da dança;Técnicas básicas.
Habilidades(GO-EF01EF11) Conhecer, experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional, tais como: rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas, respeitando as diferenças individuais.
(GO-EF01EF13) Conhecer e vivenciar várias formas de dança, principalmente de livre interpretação, para experimentar, (re)conhecer e identificar a natureza motriz individual a partir do seu próprio corpo e o do outro, para relacionar-se com o universo rítmico e seu potencial artístico e criativo, buscando o movimento dançado.
Proponentes/ Professores:Alessandra Rosemira da Silva
Jussara Vilela
Patrícia Viviane Carvalho dos Santos
Rafael Batista das Neves
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Paulo Freire
CRE:Brasil Di Ramos Caiado