You are currently viewing Língua Portuguesa e Arte – A festa das cores: o eu, o outro e o nós!

Língua Portuguesa e Arte – A festa das cores: o eu, o outro e o nós!

Olá, criança! Tudo bem com você? Hoje você vai conhecer um livrinho o qual você amará! Trata-se de uma linda história de um camaleão que, de tanto ficar mudando de cor de acordo com a preferência de seus amiguinhos, cansou-se e tomou uma decisão… Depois, vai adentrar no mundo das cores e descobrir que a mistura delas te reserva uma surpresa.

ATIVIDADE 1

Conheça a história do Camaleão que tem uma habilidade pra lá de especial, lendo o livro: Bom dia todas as cores da escritora Ruth Rocha- É só clicar no link: Disponível em:

“Bom dia, todas as cores!” – Canal: Colégio Medianeira – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0

Após assistir ao vídeo:

  • Reconte oralmente a história para sua família.
  • O Camaleão trocou de cor várias vezes, de quais  você se lembra?
  • Converse sobre a História:
  1. O que você achou do Camaleão decidir ficar da cor da qual mais gostava? 
  2. Você costuma fazer alguma coisa da qual não gosta muito só para acompanhar os amiguinhos ou só faz o que gosta e acha certo?

ATIVIDADE 2

1 – Observe como nosso amiguinho recebeu o dia que nascia! Você acorda como: feliz, triste, desanimado? Utilizando lápis de cor, pinte seu quadro de bom dia. Você mostrará a todos como você se sente assim que acorda com um desenho bem lindo!

Bom dia todas as cores

2 – Pela manhã, assim que nosso amiguinho Camaleão acordou, veja o que ele fez sem que ninguém o mandasse:

Bom dia todas as cores

E você? Ao acordar pela manhã, você cuida da sua higiene pessoal de que forma? Assinale a resposta certa:

(A ) Faço minha higiene porque o meu responsável me pediu.

(B ) Faço como meu amigo Camaleão.

ATIVIDADE 3

1- Quando nosso amiguinho Camaleão acordava, sempre pronunciava uma expressão mágica. Escreva na linha abaixo o nome dessa expressão. Utilize lápis de cor para que ela fique mais linda do que já é música, “Atirei o pau no gato”

        _________________________________________________________

2- Você conhece a música “Atirei o pau no gato”? Siga a melodia dela para cantar a estrofe abaixo, mas, antes, complete o último verso com a palavra que está faltando!


“Eu conheço um bichinho-nho-nho,
Colorido-do-do, que confusão-são-são!
Todo dia-ia-ia, troca de cor-cor-cor,
Ele é, ele é, _____________________!”


3- No fim da música “Atirei o pau no gato”, dizemos o “miau” .Escolha uma das cores para colocar no lugar do “miau” e faça seu grito de “guerra”. Antes, anote o nome da cor escolhida:_______________________________

4- Agora você será desafiado!!!!!!!

Para formar a palavra “CAMALEÃO”, foram usadas duas palavras, uma dentro da outra! Tente descobri-las. Leia as dicas abaixo:

  1. Lugar onde se deita para dormir _____________________________
  2. O rei da selva________________________________

ATIVIDADE 4

Bom dia todas as cores
  1. Na estrofe “E assim aconteceu/ o que eu acabei de contar./ Se gostaram muito bem!/ Se não gostaram, AZAR!”:
    • Qual foi a palavrinha que rimou com “contar”?     
    • Qual é o contrário de “AZAR”
    • Quantas letras tem a palavrinha “SORTE”?
  1. Agora teremos a sua opinião. Sem consultar a opinião de ninguém, responda:
    • Qual é sua cor preferida?

ATIVIDADE 5

Você sabia que misturando uma cor com outra obteremos uma terceira cor diferente das duas primeiras?

  • Vamos conhecer mais sobre as cores! Você conhece a Luna? Clique no link e veja o Filme O amarelo que ficou verde e vamos fazer uma incrível viagem com essa garota curiosa! Clique no link
https://www.youtube.com/watch?v=sj9tFz5RxQE
“O Amarelo que ficou verde 🎨 – O Show da Luna! Episódio Completo 02 | Primeira Temporada | Kids” – Canal: O Show da Luna!
Link: https://www.youtube.com/watch?v=sj9tFz5RxQE
  • Agora, com ajuda da sua família, escreva no seu caderno o nome de todas as cores que o Camaleão usou. Se precisar veja a história novamente.

ATIVIDADE 6

Oba! Teremos uma atividade super legal usando tinta faça a mágica que a Luna fez, depois use suas misturas para fazer um belo desenho ilustrando a história, Bom dia todas as cores de Ruth Rocha, lembre-se o seu desenho nem precisa parecer com o do livro, ele é só seu. Clique no link para misturar as cores e obter a que você quiser usar no seu desenho.

Fonte: https://imagens-revista-pro.vivadecora.com.br/uploads/2019/08/tabela-de-mistura-de-cores-Mistura-de-cores-prim%C3%A1rias.jpg
Saiba Mais /Referências:Disponível em: https://youtu.be/tW819inM4hg (acesso em 01/07/2020)
Componente curricular 1Língua Portuguesa
Objeto de Conhecimento1– Formação do leitor literário- Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula- Escuta atenta- Protocolos de leitura- Relato oral/Registro formal e informal- Reconstrução das condições de produção e recepção de textos- Estratégia de leitura- Construção do sistema alfabético e da ortografia-Edição de textos
Habilidades(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. (EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor. (EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. (EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia. (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.). (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
Componente curricular 2Arte
Objetos de conhecimento 2Elementos da Linguagem: Elementos constitutivos das artes visuais
Habilidades(GO-EF01AR02-B) Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais e técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição e expressão artística.
Proponentes/ Professores:Mafalda Queiroz de MoraisNúbia Norma de Oliveira
Instituição Educacional:Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig
CRE:Brasil Di Ramos Caiado