You are currently viewing A dança que se tinha e a dança que sem tem

A dança que se tinha e a dança que sem tem

Olá! Você sabe desde quando a dança existe? A dança é uma linguagem artística milenar e desde os primórdios está presente na vida do ser humano. Com passar do tempo e das mudanças sociais e culturais no mundo a dança passa ser objeto de estudo científico e se configura como uma linguagem artística por meio da qual o ser humano comunica-se corporalmente.

Mas será que a forma que dançamos hoje é a mesma que antigamente? Nós passamos por muitas mudanças históricas e nosso jeito de dançar também!! Nessa atividade você vai conhecer um pouco mais sobre a história da dança e sua evolução.

Assista aos vídeos abaixo para você entender melhor sobre o assunto, vamos conhecer um pouco mais da História da dança. Acesse o link e assista também aos vídeos 1 e 2.

https://www.superprof.com.br/blog/nascimento-arte-dancar/

Descubra a grande história da dança

Vídeo 1

“Só Dança – História da Dança” – Canal: Só dança Brasil – Link: https://www.youtube.com/watch?v=GeRhlkImBoE&feature=emb_title

Vídeo 2

“HISTÓRIA DA DANÇA” – Canal: Professor Rhuan Fagundes – Link: https://www.youtube.com/watch?v=57VJhiVotug&feature=emb_title

A dança tem história e essa história acompanha as transformações humanas!!! Para você entender melhor sobre a evolução da dança, assista aos vídeos 3 e 4 e embarque nessa viagem dançante pelo tempo.

Vídeo 3

“8 Tipos de Dança – Melhores Vídeos” – Canal: Ballet Fit Online – Link: https://www.youtube.com/watch?list=RDY5PD7KjdxOw&v=Lm8sOZmZDHE&feature=emb_title

Vídeo 4

“Evolução da dança (1920 à +-2010)” – Canal: Marcelo Albuquerque – Link: https://www.youtube.com/watch?v=7Oxx6q_upv8&feature=emb_title

Agora que você já conheceu um pouco sobre a história da dança, vamos para o próximo passo!


Atividade 1

Comece refletindo sobre a seguinte questão: “Você acha que a dança sofreu mudanças com passar do tempo? E o jeito de dançar, mudou?? (Não responda ainda, por enquanto só pense a respeito).

Faça uma pesquisa/entrevista com seus familiares, pais, avós e tios, para isso você irá fazer 2 (duas) perguntas:

– Como eram as danças da “antigamente” e como se dançava?

– Você enxerga alguma diferença do jeito de dançar de hoje com o de antigamente?


Atividade 2

Esse momento será um desafio, porém muito divertido. Peça para a pessoa com quem você fez essa entrevista que, se possível, te ensine ou dance um pouco com você da mesma forma como antigamente. Desta maneira será possível ter uma análise com o próprio corpo sobre as mudanças ou não no jeito de dançar


Atividade 3

Relate/descreva as respostas de cada pergunta em seu caderno, como se fosse um diário ou bloco de anotações. Registre suas sensações ao dançar junto com a pessoa entrevistada.


Atividade 4

Agora você irá fazer uma lista em seu caderno com as principais mudanças que você percebeu a partir das entrevistas.


Atividade 5

Para concluir, responda:

“Você acha que a dança sofreu mudanças com passar do tempo? E o jeito de dançar mudou? (Escreva a resposta em seu caderno, baseada na sua entrevista e nos vídeos que assistiu). Se for possível, grave um vídeo relatando essa experiência e suas descobertas.


Saiba Mais

A história da Dança- canal Ticiele Camargo

https://brasilescola.uol.com.br/artes/danca.htm

Site Uol Brasil Escola – Dança – Jussara de Barros

https://www.mundodadanca.art.br/2010/03/evolucao-da-danca-parte-i.html

Mundo Dança- Evolução da Dança – Parte 1- Roger Souza

https://www.mundodadanca.art.br/2010/03/historia-da-danca-reflexao-2.html

Mundo Dança – Evolução da Dança – Parte 2 – Roger Souza

https://www.todamateria.com.br/historia-da-danca/

Site Toda Matéria- História da Dança – Juliana Bizerra


Objetos de Aprendizagem/ConteúdosContextos e Práticas: Práticas e produções artísticas
HabilidadesRelacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.