You are currently viewing A dança que se tinha e a dança que sem tem …

A dança que se tinha e a dança que sem tem …

Olá! Você sabe desde quando a dança existe? A dança é uma linguagem artística milenar e desde os primórdios está presente na vida do ser humano. Com passar do tempo e das mudanças sociais e culturais no mundo a dança passa ser objeto de estudo cientifico e se configura como uma linguagem artística por meio da qual o ser humano comunica-se corporalmente. Mas será que a forma que dançamos hoje é a mesma que antigamente? Nós passamos por muitas mudanças históricas e nosso jeito de dançar também!! Nessa atividade você vai conhecer um pouco mais sobre a história da dança e sua evolução.

Para você entender melhor sobre o assunto, vamos conhecer um pouco mais da História da dança. Acesse o link e assista também aos vídeos 1 e 2.

https://www.superprof.com.br/blog/nascimento-arte-dancar/ (Descubra a grande história da dança- Super Blog Prof)

(Só Dança – História da Dança- Canal só dança)

(História da Dança – Canal Professor Rhuan Fagundes)

A dança tem história e essa história acompanha as transformações humanas!!! Para você entender melhor sobre a evolução da dança, assista aos vídeos 3 e 4 e embarque nessa viagem dançante pelo tempo.

(A evolução da Dança 1950 – 2010 – Canal Lisboa Junior)

(Evolução da dança (1920 à +-2010)- canal Marcelo Alburquerque)

Agora que você já conheceu um pouco sobre a história da dança vamos para o próximo passo!!

Parte 1

Comece refletindo sobre a seguinte questão: “Você acha que a dança sofreu mudanças com passar do tempo? E o jeito de dançar, mudou?? (Não responda ainda, por enquanto só pense a respeito).

  1. Faça uma pesquisa/entrevista com no mínimo 06 pessoas diferentes entre amigos, familiares (pais, avós e tios), vizinhos. Para isso você irá levantar alguns questionamentos em forma de perguntas/dados, tais como:

– Como eram as danças da “antigamente” e como se dançava.

– Se a dança fazia parte do cotidiano deles e de que maneira.

– Como eles enxergam as mudanças das danças de antigamente para as de hoje, a maneira como se dança mudou?

Parte 2

Esse momento será um desafio, porém muito divertido.

  • Peça para a pessoa com quem você fez essa entrevista que, se possível, te ensine ou dance um pouco com você da mesma forma como antigamente. Desta maneira será possível ter uma análise com o próprio corpo sobre as mudanças ou não no jeito de dançar.

Parte 3

  • Relate/descreva as respostas de cada pergunta em seu caderno, como se fosse um diário ou bloco de anotações. Registre suas sensações ao dançar junto com a pessoa entrevistada.

Parte 4

 Agora você irá fazer a sua análise a partir dos relatos e dados obtidos com sua entrevista. Perceba se existem respostas iguais e contrárias, ou seja, se algumas pessoas disseram que as danças e o jeito de dançar mudou e outras acham que não houveram muitas mudanças e separe em dois grupos.

  • Faça uma análise quantitativa, quantas pessoas das 08 entrevistadas disseram que houveram mudanças e quantas acreditam não ter mudanças?
  • Represente, de forma ilustrativa, esse quantitativo por meio de um gráfico, como o exemplo abaixo.
  • 5 Pessoas relataram que houveram mudanças
  • 3 pessoas relataram que não houveram mudanças
  • Escreva em seu caderno o porquê você concorda ou descorda com cada grupo. Para isso escreva argumentos convincentes (baseado na sua entrevista e nos vídeos que assistiu e/ou em outras fontes de pesquisa).

Parte 5

  • Para concluir, responda:

“Você acha que a dança sofreu mudanças com passar do tempo? E o jeito de dançar mudou? Se for possível, grave um vídeo relatando essa experiência e suas descobertas.

SAIBA MAIS:

https://brasilescola.uol.com.br/artes/danca.htm

https://www.mundodadanca.art.br/2010/03/evolucao-da-danca-parte-i.html

https://www.mundodadanca.art.br/2010/03/historia-da-danca-reflexao-2.html

https://www.todamateria.com.br/historia-da-danca/

Objetos de Aprendizagem/Conteúdos: Elementos da Linguagem: Práticas e produção em dança nas dimensões: cultural, social, política, histórica, estética e ética.
Habilidades: (GO-EF09AR10-A) Identificar e compreender criticamente o campo das práticas e de produção em dança nas suas diferentes dimensões: cultural, social, política, histórica, estética e ética.

Ciclo da Adolescência – Turma H (9º ano) – Corpo, Expressão e Movimento