You are currently viewing Arte – A Dança Como Linguagem

Arte – A Dança Como Linguagem

Esta proposta de atividade de ARTE é destinada aos estudantes do 2º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

MOVIMENTAR O CORPO É MUITO IMPORTANTE EM TODAS AS FASES DA VIDA PARA MANTER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.

Imagem livre disponível no Canva.

DESAFIO: VAMOS VER SE VOCÊS DESCOBREM DO QUE ESTAMOS FALANDO?

EXISTE UMA FORMA DE MOVIMENTAR O CORPO QUE PARA ALÉM DE MANTER UMA BOA SAÚDE FÍSICA, PERMITE EXPRESSAR EMOÇÕES E SENTIMENTOS, ACOMPANHADA DE UM RITMO. VOCÊS SABEM DE QUE FORMA ESTAMOS FALANDO?

SIM, DA DANÇA!

A ARTE DA DANÇA É UMA MANEIRA DIVERTIDA DE MOVIMENTAR O CORPO E  EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS.

PARA DANÇAR BASTA COMEÇAR, UMA VEZ QUE A DANÇA É PARA TODAS AS PESSOAS DE TODAS AS IDADES, NÃO É NECESSÁRIO SABER UMA COREOGRAFIA, PODEMOS IMPROVISAR E CRIAR NOSSO MOVIMENTO E EXPRESSÕES CORPORAIS, GUIADOS POR UM RITMO.

PORTANTO, QUE TAL COLOCAR UMA MÚSICA E DANÇAR UM POUCO? É UMA ÓTIMA FORMA DE SE DIVERTIR, RELAXAR E CUIDAR DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL.

ATENÇÃO: 

A – MATERIAL TEÓRICO COMPLEMENTAR DISPONÍVEL AO FINAL DA ATIVIDADE

B – PARA O PRÓXIMO MOMENTO PRECISAREMOS DE UM BALÃO PARA CADA CRIANÇA E UM APARELHO DE SOM COM MÚSICAS.

QUESTÃO 1

ANTES DE INICIAR UMA ATIVIDADE FÍSICA É IMPORTANTE ALONGAR O CORPO? PORQUE?

Imagem livre disponível no Canva.

RESPOSTA: SIM É IMPORTANTE, PERMITE RELAXAR O CORPO, AUMENTAR A FLEXIBILIDADE E AMPLITUDE DOS MOVIMENTOS, MELHORANDO O DESEMPENHO NA ATIVIDADE OU DESPORTO. AGORA QUE SABEMOS A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO, VAMOS ALONGAR NOSSO CORPO E AQUECÊ-LO COM UMA MÚSICA TRANQUILA DE FUNDO! ESTICANDO OS BRAÇOS E AS PERNAS, MOVIMENTANDO O TRONCO E A CABEÇA INCLUINDO AS EXPRESSÕES FACIAIS!

QUESTÃO 2

A IMPROVISAÇÃO É UTILIZADA DE VÁRIAS FORMAS NA DANÇA E EM VÁRIOS OUTROS MOMENTOS DA VIDA. 

MAS AFINAL, O QUE É IMPROVISAR? 

VOCÊ JÁ IMPROVISOU? QUANDO?

QUESTÃO 1

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. A DANÇA: 

A) FAZ BEM AOS PÉS

B) FAZ MAL AO CORAÇÃO

C) FAZ BEM PARA A SAÚDE

D) FAZ MAL A SAÚDE 

QUESTÃO 1

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. É UM DOS RITMOS DE DANÇA MAIS ANTIGO: 

A) VIOLA

B) BAIXO 

C) BATERIA

D) BALLET

QUESTÃO 1

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. É UM RITIMO DE DANÇA BRASILEIRA: 

A) SAMBA 

B) VIOLÃO 

C) BATERIA

D) GUITARRA

PARA REFLETIR

VAMOS REFLETIR SOBRE NOSSA ATIVIDADE DE HOJE!

  1. QUAIS PARTES DO CORPO VOCÊ MAIS MOVIMENTOU?
  2. FEZ MOVIMENTOS REPETIDOS?
  3. VOCÊ E OS COLEGAS DANÇARAM DE MODOS DIFERENTES OU IGUAIS?
  4. AO DANÇAR O QUE SENTIU?

SUGESTÕES

Saiba mais

Canal Ariadiny Candido “A Dança como Linguagem”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f-lmpTI5p-4> Acesso em 11 mar 2022.

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga E Mestre Em Educação
Componente CurricularArte/Dança
Objetivos:
Processos de Criação:
Técnicas de improvisação e de criação do movimento
Vocabulários corporais

Processos de Criação:
Processos de Criação e de composição em Dança

Processos de Criação:
Corpo Dançante
Habilidades:
(GO-EF02AR12-B) Participar de processos de criação e de composição em dança com base nos interesses do coletivo, fazendo uso de materiais e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(GO-EF02AR12-A) Experimentar diferentes técnicas de improvisação e de criação do movimento de modo individual, coletivo e colaborativo, como fonte para a construção de vocabulários corporais dançados.

(GO-EF02AR12-C) Perceber os diferentes corpos e as maneiras de mover-se, tendo a dança como mote para expandir as relações entre eu/outro, individual/coletivo, fomentando os processos identitários, subjetivos, simbólicos e imaginativos.
ReferênciasDocumento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol ii.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018.

Brasil, Ministério da Educação. Dança. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/compo
nent/tags/tag/danca. Acessado em 25, jan. 22.

Lima, Ruth Regina melo de. Dança: linguagem do corpo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnicaaula.html?aula=28120#:~:text=o%20que%20o%20aluno%20poder%c3%a1%20aprender%20com%20esta%20aula&text=valorizar%20e%20aprender%20a%20se,movimentos%20e%20organizar%20em%20sequ%c3%aancias. Acessado em 25, jan. 22.

Oliveira, Andréa. A importância do movimento para as crianças. Disponível em: www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/a-importancia-do-movimento-para-as-criancas#:~:text=o%20movimento%20%c3%a9%20muito%20importante%20para%20o%20pleno%20desenvolvimento%20da%20crian%c3%a7a.&text=enfim%2c%20a%20crian%c3%a7as%20utilizam%20o,se%20comunicar%20com%20as%20pessoas. Acessado em 25, jan. 22.