You are currently viewing A dança como elemento da cultura corporal e de identidade social

A dança como elemento da cultura corporal e de identidade social

A dança é um elemento da Cultura Corporal e está presente em nosso cotidiano, sabemos que essa constituição é histórica e que remota a pré-história. Todos os povos possuem formas de se expressar, e a dança é fruto dessa expressão. No Brasil, as quadrilhas são danças que apresentam diferentes formas de se expressar de acordo com a região do país, e isso é fruto de uma construção cultural. Vamos conhecer mais sobre as danças?

Você sabia que a dança é um elemento da Cultura Corporal e manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo?
Essa expressão pode vir acompanhada de música ou não, a dança pode ser realizada com movimentos ritmados, que podem seguir uma cadência própria ou ainda coreografada originando harmonias corporais. A dança é uma das primeiras demonstrações de expressão do ser humano, surgida ainda na pré-história como resultado da experimentação corporal de homens e mulheres, como bater os pés no chão e bater de palmas. A partir da descoberta de novos sons, ritmos e intensidades sonoras, os indivíduos foram combinando-as aos movimentos corporais.
Observe a imagem:

Fonte
(“Pintura rupestre que representa pessoas dançando” – O que é dança? Toda Matéria)

Depois de observar a imagem, você consegue dizer o que está representado ali? O que as pessoas estão fazendo? O que a imagem nos permite afirmar? A dança é praticada há milhares de anos, por todos os povos do mundo, e cada comunidade tem sua forma particular de se expressar na dança. No caso de nosso país, que possui proporções continentais, uma mesma dança pode ter inúmeras manifestações, características de cada região do Brasil. A quadrilha, por exemplo, é uma dança muito comum em festas juninas e possui muitas variações, sendo uma forte manifestação cultural. Veja o vídeo abaixo:
Vídeo: Apresentações de festas juninas no Brasil:

“Apresentações de festas juninas no Brasil” – Canal: Ativo5 – Youtube

Você sabia que as quadrilhas são danças que podem ser vivenciadas de diferentes formas no Brasil? Essa dança está intimamente ligada a uma manifestação cultural muito expressiva em nosso país, qual é? Na sua escola, você já vivenciou alguma dança junina? Qual? Registre sua experiência no seu caderno.
Agora é a sua vez!

A dança é uma experiência de conexão com o mundo, aprendemos a dançar dançando. Então aproveite esse tempo em casa para viver essa experiência, se você já dança ou se nunca dançou, aproveite esse momento para dançar, você pode escolher uma música ou ainda realizar movimentos sem o acompanhamento sonoro. O importante é deixar o corpo se expressar, a ideia é improvisar! Se você se sentir àvontade pode gravar esse momento, será um registro seu!
Após vivenciar a dança, de acordo com a sua vontade, registre a sua experiência no seu caderno, dê detalhes sobre como dançou, se utilizou alguma música, qual foi e o motivo da escolha. Escreva ou registre em forma de desenhos também se você criou movimentos ou reproduziu alguma coreografia e ainda o que sentiu durante o momento de dançava.
Você gostou das atividades de hoje? Conhecer sobre a dança e sobre as danças culturais brasileiras foi bom para você?
Até a próxima!

Saiba Mais | Referências:

(“O que é dança”. Site: Toda a Matéria)
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/quadrilha (“Dança tradicional dos festejos juninos de ordem francesa”. Site: Educa mais Brasil)
(“ Danças Folclóricas brasileiras. Site: Toda a Matéria)
(“Tipos de dança”. Site: Tipos de dança)

Objeto de ConhecimentoDanças do Brasil e do mundo: Conceito; Elementos constitutivos daDança; Técnicas básicas.
Habilidades(GO-EF09EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das diversas danças vivenciadas, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.
Proponentes/ Professores:DAIANA RODRIGUES DE LIMA BRAGA LEONARDO MOURA DE CERQUEIRA
Instituição Educacional:Escola Municipal de Tempo Integral José Carlos Pimenta
CRE:Maria Helena Bretas