You are currently viewing A Cultura do streetdance

A Cultura do streetdance

Olá!! Tudo bem? Hoje vamos tratar de um assunto bem legal, vamos falar de dança! Você conhece muitos estilos de dança? Já viu alguns vídeos de dança de rua ou sabe como é conhecida a street dance? Então se prepare e embarque nessa aventura no imenso universo da dança, para conhecer um pouco mais.

Olá, galerinha! Hoje vamos falar de um estilo que agrada muitos os jovens: o street dance!

O street dance ou dança de rua, engloba vários tipos de dança e teve bastante influência para os negros americanos. Ele é um meio de vida utilizado pelos seus participantes que através da dança, música e do grafite, denunciam várias das desigualdades sociais e preconceitos no mundo. Vamos dar uma olhadinha no texto para conhecer melhor essa expressão cultural nova?

https://www.mundodadanca.art.br/2015/07/dancas-urbanas-sua-historia.html

Como você pode perceber no texto, as danças urbanas são compostas por vários estilos. Para conhecer alguns deles, acesse o link abaixo, do Canal Cafuá – Casa Fusion de Arte:

Conheça alguns dos estilos de Danças Urbanas – Canal – Cafuá – Casa Fusion de Arte – YouTube

Com base nos vídeos que você assistiu, escreva em seu caderno o que achou dessa cultura e o que ela traz de positivo para os jovens de hoje.

Agora que você refletiu sobre a importância do street dance, elabore uma pequena coreografia escreva um hap ou crie um grafite em uma cartolina. Lembre-se que essa arte deve expressar os seus sentimentos.

Depois de pronto, apresente o seu trabalho para a sua família e, se quiser, compartilhe-o com seus amigos pelas redes sociais .

Bom trabalho!!

Saiba Mais | Referências:

Uma das vertentes do hip hop, o break, explodiu nos EUA na década de 80 e se expandiu mundialmente. No Brasil, devido a nossa cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. Em janeiro de 1991 foi criado em Santos o primeiro curso de Dança de Rua do Brasil.

Hoje a Dança de Rua retrata o reconhecimento de todo um trabalho e não apenas um modismo.

www.infoescola.com/danca/danca-de-rua

Hip Hop para iniciantes – Aprenda a dançar 5 passos – Dança de Rua – Canal – Desafio Viral – YouTube

Objeto de Conhecimento-Conhecer as danças de rua do Brasil e do mundo -Conceito -Elementos que constituem a dança -Técnicas básicas
Habilidades(Go-EF07EF30) Criar e improvisar movimentos dançados de modo coletivo, colaborativo e autoral. (Go-EF07EF29) Discutir o preconceito, padrões corporais, estereótipos, diversidades e acessibilidade nas vivências em dança.
Proponentes/ Professores:Luciana Rodrigues Belo Edézio Fernandes da Silva
Instituição Educacional:E. M Laurício Pedro Rasmussem
CRE:Central

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Corpo, Expressão e Movimento