You are currently viewing Valorização e beleza dos povos africanos

Valorização e beleza dos povos africanos

Olá, pessoal!

Hoje, vamos falar dos povos africanos. Você sabia que eles são muito importantes para nós? Vamos conhecer mais?

Primeiro vamos saber como eles chegaram ao Brasil. Eles foram trazidos para cá pelos portugueses, como escravos. Você sabe o que é “escravo”? São seres humanos que perderam a liberdade. Eles eram obrigados a trabalhar de graça.

Os povos africanos influenciaram muito a nossa cultura. Você sabia que as palavras “cafuné” e “dengo” são de origem africana? Isso mesmo! E a capoeira… Ela também vem do mesmo berço. Todas as culturas e povos têm muito a contribuir com seus conhecimentos.

 Vamos ver um vídeo bem legal sobre isso?


“Os Africanos- Raízes do Brasil #3” – Canal Enraizando – Link: https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s&feature=emb_title

Será por que a gente não estudava a história do povo africano? Será que ainda nos dias de hoje o racismo está presente em nossa sociedade?

“Racismo consiste no preconceito e na discriminação a partir de percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos.”

Valter Nogueira – Racismo & História – Disponível em: http://www.paraibanoticia.net.br/coluna/racismo-historia/

O racista não gosta de outra pessoa simplesmente por conta da cor da pele, tipo de cabelo, formato de nariz e formato da boca. Situação muito triste!

Ao contrário do que muitos pensam, deixar de falar sobre o racismo não faz com que ele acabe. O que de fato pode acabar com o racismo são as conversas, o diálogo e a mudança de atitude. Ficar calado não ajudará as pessoas a pensarem a respeito deste e de outros assuntos. É preciso diálogo.

Você sabia que quando acabou a escravidão no Brasil, a população negra ficou sem emprego, educação e moradia? Apesar da abolição da escravatura, essa população ainda vivia naquele contexto e levou um tempo para que pudesse ter acesso aos direitos como cidadão.

Infelizmente, até hoje guardamos marcas desse processo de escravidão em nossa linguagem e modo de agir. Veja, por exemplo, o dito popular a seguir:


“Até que os leões inventem as suas próprias histórias, os caçadores serão sempre os heróis das narrativas de caça.”

Provérbio africano

É importante conhecer e contar as nossas histórias, para repensar práticas, valorizar as pessoas e suas trajetórias, e valorizar a vida negra. 
Falando sobre vida e valorização negra, vamos assistir a um vídeo.


“Melanina Sim: Racismo e Estética Negra” – Canal: Câmara dos Deputados – Link: https://www.youtube.com/watch?v=e87wlfRiJQw&feature=emb_title

Quanta gente bonita!

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os povos africanos, vamos fazer uma atividade?

Atividade

Construa um desenho mostrando as várias contribuições dos povos africanos para a cultura nacional. Pode ser no formato de uma exposição de fotografias, desenhos, exposição de objetos, comidas… seja criativo(a)! Depois, filme, tire fotografias (ou seja registre) e compartilhe com seus seus familiares, professores e colegas.


Assista a íntegra do programa Conexão Escola com os professores Gabriel e Sabrina, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES.


ComponentesHabilidades
História(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de
migrantes.

(EF04HI02-B) Perceber os conflitos, lutas e resistências dos povos indígenas com a chegada dos brancos portugueses e negros africanos escravizados, no Brasil e em Goiás, bem como, por seus descendentes no passado e no presente.
Língua Portuguesa(EF12LP04-E) Representar, por meio da linguagem não verbal, a compreensão do texto lido.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.

REFERÊNCIAS
NOGUEIRA, Valter. Racismo & História. Disponível em: http://www.paraibanoticia.net.br/coluna/racismo-historia/. Acesso em: 05 set. 2020.
TERRAMUNDI. Cultura Africana – Heranças de Um Continente Diverso. Publicado em: 4 fev. 2019. Disponível em: https://www.terramundi.com.br/blog/africa-pelo-mundo-herancas-de-um-continente-diverso/. Acesso em: 01 jun. 2020.