You are currently viewing História – O legado afro no Brasil: da estética às palavras

História – O legado afro no Brasil: da estética às palavras

Olá, caro estudante!

Nessa atividade, vamos discutir as contribuições dos africanos na formação da sociedade brasileira. Para isso, faremos um tour desde a chegada até os dias atuais, além de levantar um debate sobre estética negra e a inserção da população nos espaços da sociedade.

Será que vivemos em um país racista?

Iniciamos a discussão lembrando de que alguns historiadores afirmam que a colonização só foi possível, porque os portugueses aprenderam sobre metalurgia, agricultura e mineração com os povos do continente africano, que além de amplo conhecimento técnico, já estavam habituados ao clima tropical, como o do Brasil. 

E nem precisamos falar da enorme contribuição linguística e cultural que a África nos trouxe , como a capoeira.

Agora, vamos ver uma animação, construída pelo Canal Enraizando, de Santa Catarina:


Os Africanos- Raízes do Brasil #3 – Canal Enraizando

O que chama atenção é que durante muito tempo  não estudávamos história do Continente  africano. Se hoje a população negra do Brasil corresponde a 54%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), ou seja, a cada 100 brasileiros, 54 são negros, por que não estudar história dos nossos ancestrais?

Será que ainda nos dias de hoje o racismo está presente em nossa sociedade? Como dito no vídeo, a história das populações africanas trazidas para o Brasil foi ligada somente à escravidão e, assim, relacionava tudo que era negro a algo ruim, o que foi gerando um reforço negativo no vocabulário.

“Racismo consiste no preconceito e na discriminação a partir de percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos.”

Valter Nogueira – Racismo & História – Disponível em: http://www.paraibanoticia.net.br/coluna/racismo-historia/

Assim o racista desvaloriza outra pessoa simplesmente por características que ele consegue ver, como cor da pele, tipo de cabelo, formato de nariz, formato da boca e essas coisas. Situação muito triste em pleno século XXI.
Ao contrário do que muitos pensam, deixar de falar sobre o racismo não faz com que ele acabe. O que de fato pode acabar com o racismo são debates, educação, políticas públicas e mudanças de atitude.

Você sabia que quando acabou a escravidão no Brasil a população negra ficou sem emprego, educação e moradia? Apesar da abolição da escravatura, essa população ainda vivia naquele contexto e levou um tempo para que pudessem ter acesso aos direitos como cidadão.

Infelizmente, até hoje guardamos marcas desse processo de escravidão em nossa linguagem e modo de agir.


Além disso, há várias expressões racistas circulando no nosso dia a dia, no entanto, nem sempre as reconhecemos dessa forma, por exemplo: “a coisa está preta”, “lista negra” e “inveja branca”. Isso ocorre porque essas falas e ações foram tidas como algo natural na sociedade ao longo do tempo.

Vamos conhecer um provérbio africano?

“Até que os leões inventem as suas próprias histórias, os caçadores serão sempre os heróis das narrativas de caça.”

Provérbio Africano

É importante conhecer e contar as nossas histórias, para repensar práticas, valorizar as pessoas e suas trajetórias, e valorizar a vida negra. 

Falando sobre estética negra e valorização de sua beleza, vamos assistir a um vídeo agora sobre Racismo e Estética negra, narrado pelo fotógrafo Luiz Ferreira.


“Melanina Sim: Racismo e Estética Negra” – Canal: Câmara dos Deputados – Link: https://www.youtube.com/watch?v=e87wlfRiJQw&feature=emb_title

Quanta gente bonita!

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os povos africanos, vamos fazer uma atividade?


Atividade:

1) Encontre, em jornais e revistas, fotografias com estética negra e apresente para toda a família. Você é o artista!
Se não tem os materiais para recortar, podem construir desenhos e textos que reconheçam a beleza negra. O importante é usar a criatividade.

2) Caso escolha escrever um texto, que tal elaborar um conto (um texto narrativo), um poema, contando uma história de um protagonista negro. Lembre-se de que seu texto terá enredo, conflito, clímax e desfecho. Seja inventivo. Boa escrita.


Atenção, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 30/08/2020, quarta-feira, contemplando o eixo Ética e Cidadania. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando-a na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?  

BLOCO I

BLOCO II
ComponentesHabilidades
História (EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.

(EF09HI03-B) Identificar e analisar a influência das teorias raciais e eugênicas sobre o processo de inserção dos negros na sociedade brasileira e sua relação com o processo de substituição da mão-de-obra e incentivo à imigração.

(EF09HI03-C) Problematizar a ideia de que, em consequência da abolição da escravatura, o povo negro passou a usufruir os mesmos direitos e condições de vida dos não miscigenação negros, como educação, habitação, saúde, trabalho e emprego.
(EF09HI03-E) Conhecer as diversas formas de arte e concepções estéticas simbólicas que tem como matriz as tradições africanas na dança, música, teatro e artes visuais, compreendendo-as como forma de resistência político-cultural de negros e afrodescendentes.

(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
Língua Portuguesa (EF69LP21-A) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação.

(EF69LP21-B) Relacionar o texto com seu contexto de produção, bem como as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.

(EF89LP35-A) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, mini- contos, narrativas de aventura, entre outros, com temáticas próprias ao gênero.
HABILIDADES

REFERÊNCIAS
NOGUEIRA, Valter. Racismo & História. Disponível em: http://www.paraibanoticia.net.br/coluna/racismo-historia/. Acesso em: 05 set. 2020.
TERRAMUNDI. Cultura Africana – Heranças de Um Continente Diverso. Publicado em: 4 fev. 2019. Disponível em: https://www.terramundi.com.br/blog/africa-pelo-mundo-herancas-de-um-continente-diverso/. Acesso em: 01 jun. 2020.
REFERÊNCIAS