You are currently viewing A Arte de desenhar e cantar

A Arte de desenhar e cantar

 Explorar os diversos materiais existentes para que possamos fazer tanto desenhos como também sons para fazer Música.

O site da BRITTANICA ESCOLA, diz que o desenho é uma forma de arte. Para desenhar, o artista coloca linhas no papel ou em outra superfície. A maioria dos artistas começa a carreira aprendendo a desenhar. Isso porque o desenho é ponto de partida para a pintura, a escultura e outras formas de arte. Apreciemos a obra Autorretrato de Leonardo da Vinci, num desenho com giz.  Essa obra encontra-se no Palazzo Reale, em Turim, na Itália.

Autorretrato de Leonardo da Vinci – https://cdn.britannica.com/86/2086-050-C3E2C527.jpg

 A professora KELLY DUARTE diz em seu canal CAPANGA CULTURAL que há várias formas de expressão artística. O desenho talvez seja o mais popular. O primeiro que temos contato na vida. Vamos até lá para saber o que ela tem a nos dizer sobre isso?

CAPANGA CULTURAL – DESENHO
https://www.youtube.com/watch?v=EYFdsEVLHZY

Nossa! Quantas informações interessantes! Podemos desenhar com vários tipos de materiais. Então, que tal colocar a mão na massa e nos divertir fazendo desenhos para enfeitar nossa casa ou nossas brincadeiras?


Agora vamos falar de Música! Novamente com a BRITTANICA ESCOLA que nos fala sobre os instrumentos musicais. As pessoas usam a voz para cantar. Para fazer outros tipos de música, utilizam instrumentos musicais variados. A maioria dos instrumentos pertence a um dos quatro grupos principais: de cordas, de sopro, de percussão e de teclado.

Os instrumentos de cordas, como o violino ou a harpa, têm cordas esticadas que produzem sons quando as pessoas as puxam ou as friccionam.

HARPA
https://cdn.pixabay.com/photo/2019/07/25/09/06/harp-4362108_1280.jpg

Os instrumentos de sopro, como os trompetes ou os saxofones, produzem sons quando as pessoas sopram neles.

TROMPETE
https://cdn.pixabay.com/photo/2020/05/21/14/56/trumpet-5201175_1280.jpg

Os instrumentos de percussão, como a bateria ou os chocalhos, produzem sons quando as pessoas batem neles ou os chacoalham. 

BATERIA
https://cdn.pixabay.com/photo/2016/08/29/17/18/jazz-1628752_1280.jpg

Os teclados, como o piano ou o acordeão, produzem sons quando as pessoas pressionam suas teclas, chaves, botões ou alavancas.

ACORDEÃO
https://cdn.pixabay.com/photo/2014/06/05/14/06/accordion-362722_960_720.jpg

E assim como no desenho, na Música, podemos igualmente utilizar materiais diversos como instrumentos. Copos, colheres, panelas, baldes, mesa, cadeira e o nosso próprio corpo. Vamos visitar o canal do professor GABRIEL SILVA e aprender com ele uma percussão com panela?

COMO TOCAR Brilha Brilha Estrelinha 2020 | Bateria de Panela
https://www.youtube.com/watch?v=wJ8Bia35EXU

Muitas ideias para explorar. E se você pesquisar alguns materiais disponíveis aí na sua casa, escolher uma música que você goste e acompanhá-la fazendo uma linda percussão? Faça isso! Grave tudo e envie para sua escola. Como já dissemos: a criatividade é o limite! Cuide-se para que possamos nos encontrar em breve. Fique em casa. E se precisar sair, use máscara.


Para saber mais: https://escola.britannica.com.br/artigo/m%C3%BAsica/481991

ARTES VISUAIS

Objetos de ConhecimentoHabilidades
Elementos da linguagem(EF13AR02-B) Conhecer os elementos constitutivos das Artes visuais, como, por exemplo, o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a perspectiva, a textura, explorando suportes, ferramentas, materiais e técnicas como componentes fundamentais para a composição e expressão.
Materialidades e Não- -Materiais(EF13AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, tais como desenhos, croquis, maquetes, pinturas, colagens, HQs, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, entre outras formas de expressão, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

MÚSICA

Objetos de ConhecimentoHabilidades
Materialidades(EF13AR15-C) Utilizar os elementos constitutivos da música e as características dos instrumentos musicais convencionais e não convencionais em repertórios.
Processos de criação(EF13AR17-A) Identificar e organizar os sons, sejam eles de qualquer ordem (sons corporais, de instrumentos convencionais e não convencionais e de objetos), de acordo com os parâmetros do som e em elementos constitutivos da música, sob orientação do professor, que deve garantir que o estudante vivencie as diferentes fontes sonoras, além de realizar o registro e a interpretação das mesmas.