You are currently viewing Arte – A arte com o corpo

Arte – A arte com o corpo

Observe uma cena do espetáculo Velox, dirigido pela coreógrafa Débora Colker.

Atividade 1

Disponível em: http://www.doistercos.com.br/wp-content/uploads/2013/08/velox.jpg

Na arte, o corpo pode ser utilizado de várias maneiras para expressar ideias, sentimentos, percepções e pensamentos.

Como vimos na imagem de abertura, a dança possibilita ao bailarino mostrar diferentes formas de se fazer poesia.

A coreógrafa Débora Colker, por exemplo, gosta de trazer novos desafios para a dança, relacionando-a com diferentes espaços e linguagens. Na imagem acima, os bailarinos escalam a parede por meio da dança criando desenhos corporais.

Agora, de acordo com a imagem e o texto acima, responda:

a) Quais elementos você identifica nessa imagem?

b) Ao observar essa cena, você se lembra de algum esporte? Qual?

c) Em sua opinião, o dançarino necessita de um bom preparo físico para realizar essa cena?

d) Pesquisar em livros e redes sociais sobre alguma dança popular de Goiás, após escolher o tipo de dança, escreva os instrumentos utilizados para executar essa dança.

Proponentes – ProfessoresCharle Rabelo
Instituição EducacionalEscola Municipal Lions Clube Bandeirantes
CREBrasil Di Ramos Caiado
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos.Foto 1: Velox foi um dos espetáculos de Deborah Colker apresentado em Rio Preto, 2012 (Foto: Divulgação) www.ciaadeborahcolker.com.br Novo Pitanguá: arte: Ed. Moderna – 1. Ed. Componente Curricular: Arte.3. Ano Ensino Fundamental.

Cicio da infância/ Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoC
Componente Curricular:Arte
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante Habilidades ComplementaresHabilidade estruturante: ((GO-EF03AR08-A) Conhecer, reconhecer e experimentar diversas manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante e a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal, valorizando a produção goiana e seus contextos.