Observe uma cena do espetáculo Velox, dirigido pela coreógrafa Débora Colker.
Atividade 1
Na arte, o corpo pode ser utilizado de várias maneiras para expressar ideias, sentimentos, percepções e pensamentos.
Como vimos na imagem de abertura, a dança possibilita ao bailarino mostrar diferentes formas de se fazer poesia.
A coreógrafa Débora Colker, por exemplo, gosta de trazer novos desafios para a dança, relacionando-a com diferentes espaços e linguagens. Na imagem acima, os bailarinos escalam a parede por meio da dança criando desenhos corporais.
Agora, de acordo com a imagem e o texto acima, responda:
a) Quais elementos você identifica nessa imagem?
b) Ao observar essa cena, você se lembra de algum esporte? Qual?
c) Em sua opinião, o dançarino necessita de um bom preparo físico para realizar essa cena?
d) Pesquisar em livros e redes sociais sobre alguma dança popular de Goiás, após escolher o tipo de dança, escreva os instrumentos utilizados para executar essa dança.
Proponentes – Professores | Charle Rabelo |
Instituição Educacional | Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos. | Foto 1: Velox foi um dos espetáculos de Deborah Colker apresentado em Rio Preto, 2012 (Foto: Divulgação) www.ciaadeborahcolker.com.br Novo Pitanguá: arte: Ed. Moderna – 1. Ed. Componente Curricular: Arte.3. Ano Ensino Fundamental. |
Cicio da infância/ Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | C |
Componente Curricular: | Arte |
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante Habilidades Complementares | Habilidade estruturante: ((GO-EF03AR08-A) Conhecer, reconhecer e experimentar diversas manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante e a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal, valorizando a produção goiana e seus contextos. |