You are currently viewing Ciências da Natureza – A alimentação e seus impactos na saúde

Ciências da Natureza – A alimentação e seus impactos na saúde

Olá queridos alunos! Vamos aprender sobre o impacto da alimentação na saúde. Como fazer escolhas melhores em nosso cardápio, não pensando apenas nas calorias e estética, mas na saúde e bem-estar?

Vamos experimentar cuidar da nossa saúde fazendo boas escolhas de alimentos, investigando como está nosso índice de massa corporal (IMC); enfim, esperamos que todos se envolvam e realizem as atividades, hein!!!! Mãos à obra!!!

ATIVIDADE

Nessa atividade você irá conhecer um pouquinho mais sobre os alimentos, alimentação e seus resultados na nossa saúde. Para aprender mais sobre o assunto, clique no link abaixo do canal do Ministério da Saúde e assista ao vídeo:

“ALIMENTAÇÃO” – Canal – Ministério da Saúde – YouTube

Agora que você já recebeu dicas de alimentação saudável, que tal você relatar suas experiências na escolha dos alimentos no seu dia a dia? Preencha a tabela com os alimentos que você costuma consumir nas suas principais refeições:

REFEIÇÕESALIMENTOS INGERIDOS
Café da manhã
Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Jantar

Ainda sobre a importância de pensarmos melhor ao escolhermos nossos alimentos, vamos agora realizar a leitura do texto sobre obesidade infanto juvenil do Instituto Desiderata.

https://desiderata.org.br/area/obesidade-infantojuvenil/?

Ao final da leitura reflita sobre como está a sua alimentação e se você tem alguns hábitos alimentares que podem ser modificados para que sua saúde seja preservada. Em seguida anote em seu caderno alguns desses hábitos alimentares saudáveis que você aprendeu com a leitura.

Bem, agora que já vimos muito sobre este tema tão importante que é a alimentação e os impactos que ela pode causar em nossa saúde, elabore novamente uma dieta de maneira simplificada, baseando suas escolhas em aspectos nutritivos. Pense nas refeições principais de um dia da semana, como: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para preencher a tabela. Lembre-se que suas escolhas vão influenciar em como será seu corpo e sua saúde, como podemos notar na imagem abaixo:

REFEIÇÕESALIMENTOS INGERIDOS
Café da manhã
Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Jantar

Depois que você aprendeu que as escolhas que você faz hoje na sua alimentação vão influenciar em como será seu corpo e sua saúde durante toda a sua vida, vamos aqui acompanhar como está o seu IMC (Índice de Massa Corporal). Este índice indica se o seu peso está ou não adequado para sua altura.

Para calcular é bem simples, assista ao vídeo do cálculo de IMC do Canal NutriDiversidade e faça suas contas:

“Como Calcular O IMC (Índice De Massa Corporal) + Tabela De Referência | Dicas De Nutrição” – Canal – NutriDiversidade – YouTube

Observe a tabela de referência apresentada no vídeo:

Fonte

Depois indique em seu caderno, de acordo com o que você calculou, em qual grupo você se encontra.


Saiba Mais | Referências:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mundo_saude/nutricao_alimentacao_pilares_programas_promocao.pdf

https://desiderata.org.br/area/obesidade-infantojuvenil/?gclid=CjwKCAjwxev3BRBBEiwAiB_PWFpdDnT37f5R1f4cqZgrSNeb7e1pa28Kpxwa7ql5uX5rV97RH3IdIhoC0xgQAvD_BwE


Objeto de ConhecimentoProgramas e indicadores de saúde pública: Alimentação e qualidade de vida.
Habilidades(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Professores:Iolanda Gomes de Siqueira Katyuscia Bezerra de Brito Paula Moreira da Silva Silvana Miranda Fernandes Martha Maria Silva Kátia Maria da Silva Moreira
Instituição Educacional:E. M. Profª Marília Carneiro Azevedo Dias
CRE:Central

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Ed. Ambiental e Saúde