You are currently viewing História – A alimentação dos povos nômades e a descoberta da agricultura.

História – A alimentação dos povos nômades e a descoberta da agricultura.

Olá! Hoje vamos aprender sobre os povos nômades, saber sobre sua alimentação e seus hábitos, além de descobrir como se deu o surgimento da agricultura.


Os alimentos consumidos pelos povos nômades.

ATIVIDADE 1

Vamos ler o texto: “Alimentação saudável: dos frutos aos nuggets.”

    “Comida congelada, suco de caixinha, pipoca de micro-ondas, sopa instantânea, nuggets, enlatados. Produtos alimentícios como esses, ícones da vida moderna e que enchem nossos carrinhos de supermercados, não fazem jus ao caminho percorrido por nossos antepassados ao longo da história para manter a barriga cheia, o corpo nutrido e a saúde em dia.

    No início era a coleta. Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho. Ainda nesta época, nossos parentes hominídeos inventaram de assar e cozinhar os alimentos. E foram levando a vida assim, durante alguns milhares de anos. Eles andavam, caçavam, pescavam e comiam. Se não se mexessem, ou se a oferta era escassa, passavam fome.

    Muito tempo depois, há aproximadamente 10 mil anos, veio a mudança que influenciaria a alimentação, a cultura e as sociedades humanas até hoje: a agricultura. Cansados de vagar, e com a experiência de milênios acumulada, nossos ancestrais resolveram fixar residência. Passaram a viver às margens de rios e lagos, cultivando trigo, cevada, milho, arroz e cereais – estes que são a base da alimentação tradicional de diferentes povos por todo o planeta até hoje. Ao mesmo tempo, dava-se início a criação de bovinos, ovinos, caprinos e suínos. Também começaram a produzir bebidas e alimentos líquidos usando cereais, caules, grãos, vagens, brotos; além de cozidos, ensopados e condimentos. […]”

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2014-alimentacao-saudavel-dos-frutos-aos-nuggets

Agora responda as questões sobre o texto:

Quais eram os alimentos consumidos por nossos ancestrais nômades?

Como os povos nômades agiam para buscar seu alimento?

Em que período surgiu a agricultura?

Como esses povos passaram a viver após a descoberta da agricultura? E o que eles cultivavam? 

ATIVIDADE 2

A partir das reflexões apresentadas no texto acima, assista ao vídeo:

“Quem os povos nômades e sedentários eram?”, do Canal: Lousa Digital – https://youtu.be/UVqQtRhUaHY

FIQUE ATENTO! 

Durante o vídeo algumas perguntas terão que ser respondidas, assim como a pergunta feita no título do vídeo.

ATIVIDADE 3

Assista ao vídeo:

“SBAN – História da alimentação”, do Canal: SBAN – Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – https://youtu.be/pY8SCYI3Ro4

Depois, produza um pequeno texto sobre a “História da Alimentação”, a partir das reflexões feitas com o vídeo e também considerando as discussões anteriores (atividades 1 e 2).


Saiba Mais | Referências:

“Pré-história – 5 coisas que você deveria saber – História para crianças” Canal: Smile and Learn – Português – https://www.youtube.com/watch?v=1XPL3hzuYRY&feature=youtu.be

Objeto de ConhecimentoA ação das pessoas, grupos sociais e comunidades ao longo do tempo.Nomadismo, agricultura e criação de animais.Ocupação e deslocamentos de grupos humanos.Hábitos alimentares: do nomadismo à sedentarização.
Componente CurricularHistória 
Habilidades(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
(GO-EF04HI01-A) Identificar e compreender as rotas migratórias dos primeiros agrupamentos humanos que chegaram ao continente americano.
(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc.). 

Proponentes/ Professores:Professora: Paula Michelle Goulart de Oliveira Coordenadora Pedagógica: Miriã Justina Calixto
Instituição Educacional:Escola Municipal João Clarimundo de Oliveira
CRE:Central 

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4°ano – Ética e Cidadania