You are currently viewing Língua Portuguesa – D7 – Como identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Língua Portuguesa – D7 – Como identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, agosto de  2023.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Olá, estudantes!

O que você se recorda sobre texto narrativo?

O texto narrativo é um tipo de texto que serve para narrar, ou seja, contar uma história.

O texto narrativo tem como elementos: 

  • personagens → quem participa da história
  • tempo → quando acontece
  • enredo → sequência de eventos
  • espaço → lugar que acontece
  • narrador → quem conta a história

É importante saber que: personagens, tempo, espaço e narrador são elementos importantes para entendermos o enredo, a situação que a narrativa desenvolverá.

Já o enredo é composto por:

  • introdução →  momento inicial, onde os elementos essenciais da história são apresentados.
  • conflito gerador → desafio, problema a ser resolvido pelos personagens
  • desenvolvimento → desdobramento da história
  • clímax → momento de maior tensão
  • desfecho →  conclusão

Sendo assim, para identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa, é necessário:

Para entender melhor, recorde sobre a história “Os 3 porquinhos”.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/a-ilustracao-dos-tres-porquinhos_33805485.htm#query=3%20porquinhos&position=10&from_view=search&track=ais> Acesso em: 16, agosto de  2023.

 

Veja a atividade seguinte!

O conflito da narrativa “Os três porquinhos” acontece:

a) porque os porquinhos decidem construir suas casas com diferentes materiais.

b) a partir da amizade entre os porquinhos e o lobo.

c) a partir da competição entre os porquinhos para construir a casa mais bonita.

d) porque o lobo malvado descobre as casas dos porquinhos e resolve derrubá-las. 

Após a leitura do enunciado, é preciso retomar o texto e identificar o elemento solicitado. 

Podemos compreender que  a resposta correta está descrita na alternativa “D.

d) porque o lobo malvado descobre as casas dos porquinhos e resolve derrubá-las.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, agosto de  2023.

Atividades

QUESTÃO 1:

Explique o que é um texto narrativo:


QUESTÃO 2:

Quais elementos da narrativa podem ser identificados na história “Os Três Porquinhos”?

(A) Personagens, enredo, tempo, espaço e narrador.

(B) Personagens, capítulos, estações do ano, localização geográfica e desenhos ilustrativos.

(C) Personagens, diálogos, ordem alfabética dos eventos e descrição das casas.

(D) Enredo, tempo, espaço e narrador.

(E) Nenhuma das anteriores.

QUESTÃO 3:

Sobre os elementos do texto narrativo, faça a correspondência:

  1. personagens                             (   ) quem conta a história
  2. tempo                                        (   ) lugar que acontece
  3. enredo                                       (   ) sequência de eventos
  4. espaço                                       (   ) quando acontece
  5. narrador                                   (   ) quem participa da história

A resposta correta:

(A) 5, 4, 3, 2, 1

(B) 5, 4, 2, 3, 1

(C) 1, 4, 3, 2, 5

(D) 3, 5, 4, 2, 1

(E) 1, 2, 3, 4, 5

QUESTÃO 4:

Imagine que você é o personagem principal de uma história emocionante. Descreva o lugar onde essa história acontece e os amigos ou personagens que estão envolvidos nela. Qual é o problema ou desafio que você enfrenta na história? Como você o resolve? Conte como você se sente ao superar esse desafio. Use sua imaginação e criatividade para criar uma história bem interessante. Boa produção!


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.