You are currently viewing Vamos plantar e preservar?

Vamos plantar e preservar?

Fonte: Arquivo SME

É no convívio com a natureza e com os diferentes espaços e sujeitos, que as crianças aprendem sobre a própria existência, o ciclo da vida e a importância de respeitar e preservar o meio ambiente.

Pelo contato com a natureza é possível oportunizar a elas a reflexão sobre o papel de cada uma na preservação do meio ambiente, dos seus recursos naturais e da construção de uma sociedade mais sustentável.

Por esse motivo é tão importante que as crianças desde bem pequenas explorem os elementos que compõe a natureza, como a terra, a areia, a água, as sementes, as pedrinhas, os gravetos, conhecendo suas características, fazendo comparações, descobrindo e identificando as sensações que esses elementos proporcionam.

O ato de aprender a plantar sementes, manusear a terra, cuidar de uma planta, pode ser uma maneira de iniciar esse processo de contato com a natureza. Veja a proposta musical do Canal do Youtube O Baú da Camilinha que ensina aprender a plantar por meio da música.

Você Sabia que a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia realiza um projeto chamado Horta Escolar? O projeto prevê ações voltadas para o plantio de hortaliças por intermédio de oficinas ministradas a crianças, jovens e docentes, estimulando o respeito ao meio ambiente, e a alimentação saudável das crianças, um verdadeiro laboratório a céu aberto!

Em tempos de pandemia o projeto não parou! Quer conhecer? Clique na imagem

Que tal aproveitar as dicas e convidar seu(a) filho(a) para:

Explorar a natureza dentro e fora de casa?

Colocar as mãos na terra, brincar com areia, água e outros elementos que a natureza pode oferecer.

Auxiliar no plantio das mudinhas de hortaliças distribuídas no Projeto Horta em Casa da SME.

Colher e ajudar no preparo dos alimentos.

Vamos juntos plantar e preservar?

Proponentes/CuradoriaNEC
ParceirosCanal do Youtube “Baú da Camilinha” e Profa. Carmem Machado SME-GO