You are currently viewing Vamos ler o mundo juntos?

Vamos ler o mundo juntos?

Disponível em: https://lunetas.com.br

As primeiras formas de diálogos entre a criança e o mundo, acontecem ainda no período gestacional, quando a mãe canta, brinca e conversa com o bebê dentro de sua barriga. À medida que a criança nasce e passa a interagir com o mundo a sua ação comunicativa evolui e se amplia.

Por isso, favorecer desde muito cedo para as crianças o contato com diferentes gêneros literários – bilhetes, poemas, histórias, músicas, parlendas, cantigas é algo tão importante. Esse contato possibilitará a ampliação do repertório de fala da criança e consequentemente a compreensão da função social e cultural da escrita.

A professora Juliana Conti do CEI Nossa Senhora das Graças, gravou um vídeo para falar da importância de propiciar diferentes situações que envolvam o contato e acesso aos diferentes gêneros literários na Educação Infantil. Confira!

DISPONÍVEL EM: CANAL DO YOUTUBE – PORTAL CONEXÃO ESCOLA

As crianças são observadoras e leitoras do mundo, e através das brincadeiras podem representar, imaginar, recordar, entrar em contato com outras culturas, se expressar por meio de diferentes linguagens.

Que tal seguir as dicas da professora Juliana e propiciar para sua criança um ambiente que envolva diferentes situações de comunicação, e contato com a cultura oral e escrita, como por exemplo:

• Leitura de histórias e de poesias que encantam as crianças pela musicalidade, pelas rimas e pelo ritmo;
  • Leitura de receitas, bilhetes, cartas que despertem na criança a vontade de registrar a fala;
  • Brincadeiras cantadas com objetos que podemos encontrar em casa (como uma panela que vira um caldeirão ou uma colher que se transforma em varinha mágica);
  • Brincadeiras com parlenda, trava-língua, adivinhas, rodas e jogos;

Quer se inspirar? Clique na imagem abaixo e assista o vídeo produzido pelas professoras do CEI Serafim com a temática – Vamos brincar com cantigas e parlendas?

DISPONÍVEL EM: CANAL DO CEI SERAFIM

Proponentes/CuradoriaNEC