You are currently viewing Vamos explorar o universo?

Vamos explorar o universo?

Fonte: Livro Sombrinhas – Jean Galvão

A criança precisa ser incentivada a explorar desde bebê o que está a sua volta, a relatar o que sabe, a fazer perguntas, a realizar experimentos, a elaborar hipóteses e conhecer diferentes fontes de informação.

E isso pode acontecer, de diferentes formas, como por exemplo, olhando o céu, observando as formas que as nuvens podem ter, percebendo as diferentes fases da lua, tudo isso atrai a atenção das crianças.

Que tal conhecer e explorar um pouco do universo com seu bebê? Essa é a proposta sugerida pela Professora Sabrina do Cmei Alto da Glória com a temática – “Vamos Brincar de ser Astrônomos?” Confira!


E você já percebeu como os bebês olham atentos para a luz, as sombras e os movimentos que esses elementos fazem? A observação de sombras do próprio corpo e de outras pessoas pode se tornar uma divertida brincadeira.

O livro “Sombrinhas” do autor Jean Galvão mostra uma história sobre como brincar com as sombras pode ser divertido! Quem vai narrar essa divertida história é a Professora Liliane Tosta, vamos assistir?

Que tal preparar um ambiente onde seu bebê possa brincar com as luzes e as sombras?

Nas brincadeiras envolvendo luz e sombra, as crianças podem construir diferentes conhecimentos, explorar e descobrir novas possibilidades de gestos e movimentos do próprio corpo, bem como desenvolver sua criatividade e imaginação. 

  • Use uma lanterna em direção a uma parede, ou a um lençol, ou até no chão, brinquem com as mãos e com o corpo todo, fazendo sombras e tentando adivinhar qual imagem está sendo representada.
  • Afaste e aproxime da fonte de luz, assim você produzirá imagens de diferentes tamanhos. Utilize brinquedos, bichinhos do seu bebê para projetar, ele vai adorar ver objetos de sua preferência aparecendo na parede, no lençol ou no chão.

Proponentes/CuradoriaNEC
Convidados(as)Professora Sabrina Cafuè e Professora Liliane Tosta