You are currently viewing Vamos descobrir a poesia?

Vamos descobrir a poesia?

Fonte: https://lunetas.com.br/

Os bebês sentem e escutam a vida por meio dos movimentos, dos diálogos, dos ruídos, da música e de diferentes linguagens. Ao ouvir canções de ninar ou acalantos, histórias, parlendas, versos e poesias, as crianças vivenciam situações comunicativas, podem se expressar, reconhecer e participar de diferentes situações de aprendizagens.

A linguagem poética contribui para a formação do imaginário, da sensibilidade estética e da percepção das sonoridades, construída por meio das rimas e repetições. Nessa faixa, poesia e música andam juntas e tornam a recitação de poemas um momento prazeroso e único para os bebês!

O mundo tem cheiro, tem cor, faz um monte de barulho diferente e para perceber a poesia do mundo é preciso usar todos os nossos sentidos!

É sobre a importância de oportunizar esses momentos de descobertas poéticas com as crianças que a Professora Débora Alves da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia vai nos falar um pouco! Vamos assistir!?

Quer saber algumas dicas para que esse momento poético com bebês fique ainda melhor?

  • Procure um lugar aconchegante para a leitura com os bebês.
  • Apresente e recite poesias e todos os seus elementos (como título e autor).
  • Represente com gestos ou com voz as figuras que a poesia retrata através das palavras.
  • Cante repetidamente diferentes canções para os bebês. As cantigas populares são cheias de poesia, como por exemplo“Se essa rua fosse minha”, “Peixe vivo”, Fui morar numa casinha”.

Aproveitem esse momento juntos!


Quer saber mais sobre como a poesia é importante na vida das crianças? Assista a entrevista dos autores do livro “A poética das infâncias” os educadores Severino Antônio e Katia Tavares para o site https://lunetas.com.br/ clicando na imagem abaixo:

https://lunetas.com.br/severino-antonio-a-poetica-das-infancias/
Proponentes/CuradoriaNEC
Professora convidadaDébora Alves
Parceiros/AutorizaçãoLunetas