You are currently viewing Vamos dançar catira?

Vamos dançar catira?

Fonte: Acervo Pessoal

A dança é uma das formas de expressão e comunicação humana que envolve o pensamento e o sentimento do corpo. Uma manifestação individual e coletiva considerada universo de criaçãoimaginação e expressão!

É importante que desde bebê as crianças conheçam, participem e convivam com as diferentes manifestações artísticas e culturais de sua comunidade e também de outras culturas — experiências que podem ser vividas por meio da artes plásticas, da música, do teatro, da dança e das festas populares.

Uma dança bastante conhecida da cultura goiana é a catira que une o ritmo do sapateado sincronizado, marcado por palmas e dançada ao som dos violeiros. O professor Eurim Pablo da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia gravou um vídeo para falar um pouco sobre a importância da dança dentro da cultura Goiana, especialmente a catira. Ao final do vídeo ele ensina os principais passos dessa dança e nos faz um convite todo especial!

Fonte: Eurim Pablo

Vamos assistir e dançar em família?


Disponível em: Canal do Youtube Conexão Escola

Que tal seguir a dica do professor Eurim? Convide seu bebê para apreciar e dançar junto com você a Catira do Passarinho produção da Companhia Cultural Bola de Meia de autoria de Selso Pan e Jacqueline Baumgratz. Aproveitem esse momento para dançar juntos!


Disponível em: Canal do Youtube Cia Bola de Meia

Proponentes/CuradoriaNEC
Professor convidadoEurim Pablo
ParceirosCia Cultural Bola de Meia
Educação Infantil – Bebês