You are currently viewing Tem Bebê no Museu!

Tem Bebê no Museu!

Imagem: https://lunetas.com.br/

A Arte é uma atividade humana que favorece o desenvolvimento dos sentidos, da percepção e da sensibilidade. É através da escuta, do toque, do olhar e do contato com diferentes materiais que a criança, desde bebê, encontra no desconhecido outras maneiras de se expressar e interagir no e com o mundo, com as pessoas e com tudo a sua volta.

É um direito da criança conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais desde muito pequena. Ao conhecer espaços que auxiliam no desenvolvimento do seu senso estético e crítico, os bebês conhecem a si mesmos, os outros e a realidade em que vivem, os Museus são exemplos desses espaços.

A professora Luciana SantosLicenciada em Artes Visuais, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Mestra em Educação – formadora da Gerência de Formação dos Profissionais da Educação da SME de Goiânia (GERFOR) vai nos falar um pouco sobre a importância de conhecermos esses espaços, vamos assistir?

FONTE: Canal do Youtube Conexão Escola

Museu não é um lugar de coisas antigas, e sim um lugar vivo, dinâmico e em constante transformação. Ao visitar um Museu, seja presencialmente ou pelo computador, as crianças podem conhecer as memórias individuais e coletivas de uma sociedade.

Durante essas visitas a participação da família ou de quem cuida da criança é essencial para que esses momentos sejam cheios de afeto e aprendizagens.

O Museu Internacional de Arte Naïf (MIAN) localizado na Cidade do Rio de Janeiro foi um dos primeiros museus do Brasil a oferecer uma programação especial para os bebês, vamos conhecer um pouco sobre essa iniciativa?

Fonte: Canal Tv Brasil

Conhecer sobre as manifestações culturais do lugar onde vive é um direito das crianças. Que tal conhecer um pouco sobre o Museu Pedro Ludovico Teixeira? Espaço que nos remete a vida familiar e política do fundador de Goiânia e tem como objetivo preservar, conservar, restaurar e ampliar todo o acervo, ligado à história de Goiânia. Quem vai nos acompanhar é a equipe do Canal Aproveite a Cidade! Vamos assistir?


Fonte: Canal Aproveite a Cidade

É através das situações que envolvem as práticas sociais, e a exploração de diferentes espaços como visita a Museus, Exposições de Arte, Apresentações Musicais e Teatrais que os bebês aprendem e ampliam o seu olhar para o mundo!

Em tempos de pandemia, alguns Museus disponibilizam Visitas Virtuais ao seus acervos e um desses Museus é a Pinacoteca de São Paulo, Museu de artes mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, que vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. Quer fazer uma visita? Clique aqui: http://pinacoteca.org.br/visite/tour-virtual/


QUER SABER MAIS?

Quer conhecer mais museus? Acesse o link https://artsandculture.google.com/project/instituto-brasileiro-de-museus-ibram?hl=pt e escolha o seu destino!


Proponentes/CuradoriaNEC
Professora ConvidadaLuciana Santos – GERFOR
Parceiros/AutorizaçãoCanal do Youtube – Aproveite a Cidade

Educação Infantil – Bebês