You are currently viewing Recriando brincadeiras com tecidos

Recriando brincadeiras com tecidos

Fonte: Canal Massacuca

Para as crianças pequenas a exploração de materiais não estruturados, ou seja, objetos que não são brinquedos comprados prontos, oferecem inúmeras possibilidades de exploração e brincadeira. Essa ação favorece o desenvolvimento de diferentes conhecimentos, que envolvem: texturas, cores, peso e espessura de diversos materiais.

Um exemplo, seria a brincadeira com diferentes tipos de tecidos. Que tal realizar essa brincadeira com seu filho(a)?

Selecione diferentes tipos de tecidos em uma caixa (que pode ser uma caixa de papelão) ou outro recipiente, como uma bacia grande, um cesto, etc. É importante lembrar que se for usar caixa de papelão, ela precisa passar por um processo de higienização antes da brincadeira para garantir que ninguém se contamine.

Após organizar o ambiente convide seu filho(a) para explorar os tecidos da caixa, convide-o a criar novas possibilidades de brincadeiras: fazer chapéus, roupas e capas, construir cabanas e recriar objetos e espaços da casa.  

Para deixar a brincadeira ainda mais divertida clique na imagem abaixo e se inspire com a brincadeira do Pano Encantado de Lu Chamusca interpretada pelo CIA. LÚDICA TV

Fonte: canal Cia, Lúdica TV
Proponentes CMEI Vila Santa Rita – Jakeline Elis Damacena Santos e Gislene Arantes dos Reis Almeida
Canal Cia, Lúdica TV

Educação Infantil – Crianças pequenas