You are currently viewing Porque ler para os bebês é importante?

Porque ler para os bebês é importante?

Fonte: YouTube. Por que ler para os bebês é importante? Canal: GEREIN SME

Por que ouvimos tanto que a leitura é importante para a vida das pessoas?  Faz sentido ler para bebês que ainda nem sabem falar?

O vídeo Escutar a Leitura de Textos – 7 Experiências Fundamentais, do Laboratório de Educação, mostra o quanto a leitura contribui nos processos de aprendizagens e desenvolvimento das crianças e que pode ser realizada desde bebês. 

Antes de ler textos escritos, o bebê lê o mundo que o cerca, em especial, lê o toque, as expressões faciais e as vozes das pessoas com quem convive, ao falar, ou ler para ele. A musicalidade da fala dos adultos, a entonação e o ritmo marcam as primeiras interações que o bebê estabelece com o outro.

Ler livros para os bebês é um momento privilegiado para o fortalecimento dos vínculos afetivos com os adultos, por meio das trocas de olhares, do diálogo e da atenção ao outro, além de contribuir para o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da criatividade. 

Para saber mais sobre a importância da leitura para bebês, clique na imagem abaixo e assista ao vídeo!

Depois você pode ler um livro que tenha em casa ou algum dos livros disponíveis no site da A Fundação Itaú Social, no programa Leia para uma criança, que está na postagem da 4ª semana de abril, ou ainda ler o livro Samuel Procura seu chapéu, disponibilizado na postagem da 3ª semana de junho.

Fonte: YouTube. Escutar a Leitura de Textos – 7 Experiências Fundamentais. Canal: Laboratório de Educação