You are currently viewing Os olhares e as descobertas

Os olhares e as descobertas

https://lunetas.com.br/escolas-novo-hamburgo/

Os primeiros significados que a criança atribui ao mundo ocorrem por meio do toque, do olhar, do gesto, da comunicação, da interação com o adulto, com outras crianças e com os diferentes espaços e objetos ao seu redor. À medida que a criança cresce essas interações se ampliam e possibilitam novas aprendizagens e descobertas, é desse modo que ela aprende e interpreta o mundo físico, social e cultural do qual faz parte.

A professora Lorena Borges do CMEI Maria Odete gravou um vídeo para falar um pouco sobre as possibilidades de ampliar essas interações, especialmente àquelas vividas pelas crianças e suas famílias. Vamos conferir?

Clique na imagem abaixo e assista o vídeo sugerido pela professora Lorena – Caminhando com Tim Tim, que retrata as experiências vividas pelo pequeno Valentim durante o trajeto de ida a casa da avó com sua mãe. Vamos assistir para nos inspirar?

Que tal, aproveitar a riqueza do olhar da criança e propiciar para seu filho(a) momentos de pequenas e grandes descobertas?

Explorem a natureza – ela pode ser observada dentro e fora de casa: ao encontrar pequenos insetos, ao olhar para céu e desvendar o formato das nuvens, ao identificar e nomear plantas desconhecidas.

E quem sabe após e durante essas observações vocês possam construir juntos um diário de descobertas?

A brincadeira pode começar agora!

Proponentes/CuradoriaNEC
Professora ConvidadaLorena Borges – Cmei Maria Odete
Parceiros/AutorizaçãoCanal Genifer Gerhardt

Educação Infantil – Crianças bem pequenas