You are currently viewing Os Bebês e a Natureza!

Os Bebês e a Natureza!

Fonte: https://lunetas.com.br/

As experiências com a natureza são fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagens das criançasNessa relação elas aprendem sobre si, sobre a vida, sobre os fenômenos naturais e sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente.

Além disso, é um direito de toda criança estar em contato com a natureza experimentando e descobrindo tudo que ela pode oferecer – os seus traços, cheiros, sabores, sons, cores e formas. Pois é, por meio do toque, da exploração e dos sentidos que as crianças se apropriam do mundo e de como ele funciona.

Mas, como aproximar-se de experiências com a natureza nesse contexto de pandemia e isolamento social? O biólogo Thiago Linhares – Professor da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia – afirma que o contato com natureza pode acontecer desde cedo, ainda dentro de casa. Vamos assistir o vídeo e aprender algumas dicas?

Fonte Canal do Youtube Conexão Escola

Que tal aproveitar as dicas do professor Thiago Linhares e oportunizar para seu bebê experiências diversificadas com a natureza?

1 – Apresente para seu filho(a) diferentes tipos de folhas (pequenas, grandes, largas, estreitas, compridas) Deixe-o conhecer, explorar e identificar as suas semelhanças e diferenças.

2 – Incentive seu bebê a conviver e identificar a natureza dentro e fora de casa (ouvir o barulho da chuva, do trovão, o cheiro de terra molhada).

3 – Encoraje o seu bebê a experimentar diversos sabores,variadas temperaturas e texturas.

4 – Organize espaços para que seu bebê possa brincar e observar as formas dos elementos naturais, as cores, luz, sombras, plantas e animais.

Quer saber mais?

Assista o programa “Explorações e descobertas” que fez parte do Programa Conexão Escola transmitido pelas TV UFG (Canal 15.1 UHF | 21 NET) e econtre mais sugestões de propostas para realizar com sua criança. Acesse o link abaixo!

Proponentes/CuradoriaNEC
Professor ConvidadoThiago Linhares