You are currently viewing Natureza, para aprender e preservar!

Natureza, para aprender e preservar!

FOTO: PORTAL LUNETAS

As experiências com a natureza são fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagens das criançasNessa relação elas aprendem sobre si, sobre a vida, sobre os fenômenos naturais e sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente.

Além disso, é um direito da criança desde bem pequena estar em contato com a natureza experimentando e descobrindo tudo que ela pode oferecer – os seus sons, imagens, cheiros, sabores, cores e formas. Pois é, por meio do do toque, da exploração e dos sentidos que as crianças se apropriam do mundo e de como ele funciona.

Mas, como aproximar-se de experiências com a natureza nesse contexto de pandemia e isolamento social? O biólogo Thiago Linhares  Professor da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia – afirma que o contato com natureza pode acontecer desde cedo, ainda dentro de casa. Vamos assistir o vídeo e aprender algumas dicas?

Professor Thiago – Canal do Youtube Conexão Escola

Aproveite as dicas do professor Thiago Linhares e incentive seu filho(a) a explorar, conviver e identificar a natureza dentro e fora de casa!

Além disso, é fundamental sabermos que a medida que a criança cresce é necessário oportunizar situações para que ela compreenda a necessidade de preservação do meio ambiente – por meio de práticas e ações de respeito a natureza.

A professora Luciana Miguel Batista do CMEI Nair Lacerda gravou um vídeo ensinando as crianças a reutilizar um material que iria para o lixo! Quer descobrir? Clique na imagem abaixo!

Professora Luciana – Canal do Youtube Conexão Escola

Quer saber mais?

Assista o programa “Explorações e descobertas” que fez parte do Programa Conexão Escola transmitido pelas TV UFG (Canal 15.1 UHF | 21 NET) e encontre outras sugestões de propostas para realizar com sua criança. Acesse o link abaixo!

ProponentesNEC
Professores ConvidadosThiago Linhares e Luciana Batista