You are currently viewing Explorando o universo!

Explorando o universo!

Fonte: Livro Sombrinhas – Jean Galvão

A criança precisa ser incentivada a explorar desde bem pequena o que está a sua volta, a relatar o que sabe, a fazer perguntas, a realizar experimentos, a elaborar hipóteses e conhecer diferentes fontes de informação.

E isso pode acontecer, de diferentes formas, como por exemplo, olhando o céu, observando as formas que as nuvens podem ter, percebendo as diferentes fases da lua, tudo isso atrai a atenção das crianças.

Que tal conhecer e explorar um pouco do universo com sua criança? Essa é a proposta sugerida pela Professora Sabrina do Cmei Alto da Glória com a temática – “Vamos Brincar de ser Astrônomos?” Confira!

E você já percebeu como as crianças olham atententamente para a luz, as sombras e os movimentos que esses elementos fazem? A observação de sombras do próprio corpo e de outras pessoas pode se tornar uma divertida brincadeira.

O livro “Sombrinhas” do autor Jean Galvão mostra uma história sobre como brincar com as sombras pode ser divertido! Quem vai narrar essa divertida história é a Professora Liliane Tosta, vamos assistir?

Que tal preparar um ambiente onde sua criança possa brincar com as luzes e as sombras?

Nas brincadeiras envolvendo luz e sombra, as crianças podem construir diferentes conhecimentos, explorar e descobrir novas possibilidades de gestos e movimentos do próprio corpo, bem como desenvolver sua criatividade e imaginação. 

  • Use uma lanterna em direção a uma parede, ou a um lençol, ou até no chão, brinquem com as mãos e com o corpo todo, fazendo sombras e tentando adivinhar qual imagem está sendo representada.
  • Afaste e aproxime da fonte de luz, assim você produzirá imagens de diferentes tamanhos. Selecione junto com a sua criança objetos que ela queira projetar na parede, no lençol ou no chão.